Importações crescem acima das exportações

No primeiro semestre do ano, as exportações de bens aumentaram 6,6%, em termos homólogos, mas ainda assim ficaram abaixo do crescimento das importações, que subiram 8,8%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Considerando apenas o mês de Junho, a disparidade é ainda maior, com as exportações feitas por Portugal a terem uma variação homóloga positiva de 8,6% e as importações a dispararem 18,1%. De acordo com o INE, o aumento significativo do último indicador deveu-se sobretudo ao aumento da importação de combustíveis e lubrificantes com origem em países extra-comunitários. Excluindo esta categoria, as exportações aumentaram 6,8% e as importações 10,3%.

Ainda no mês de Junho, o défice da balança comercial de bens agravou-se em 641 milhões de euros, atingindo um valor global de 1,68 mil milhões de euros nesse mês. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 999 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 231 milhões de euros em relação ao período homólogo.