‘Impeachment’ de Trump: Julgamento no Senado não vai acontecer antes do dia 19

O gabinete do líder republicano do Senado, Mitch McConnell, afirmou esta quarta-feira que não haverá julgamento do ‘impeachment’ do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, antes do dia 19 de janeiro, altura em que a Câmara dos Representantes regressa do seu período de intervalo.

O secretário de imprensa de McConnell confirmou a informação avançada inicialmente pelo The Washington Post sobre o calendário do julgamento para destituir Trump.

A Câmara dos Representantes dos Estado dos Estados Unidos da América aprovou esta quarta-feira a instauração de um processo de destituição ao Presidente cessante, Donald Trump, acusado de ter incitado um ataque ao Capitólio na semana passada.

Este procedimento segue-se a um pedido formal, discutido na terça-feira à noite, para que o vice-Presidente invocasse a 25.ª emenda da Constituição para retirar poderes a Trump, invocando os riscos da sua manutenção no cargo para a segurança do país, que Mike Pence recusou, alegando que não serve os interesses do país.

Entretanto, a Guarda Nacional foi autorizada a usar armas para garantir a segurança do Capitólio. Vai permitir que cerca de 15.000 militares estejam de alerta em Washington até à tomada de posse de Joe Biden, no dia 20 de janeiro.