Impacto da sustentabilidade como motor da inovação nas empresas: Oportunidades, benefícios e desafios
É inegável o papel vital da inovação no crescimento dos negócios e do sucesso a longo prazo das organizações. Desta forma, a inovação sustentável diz respeito ao “ato de continuamente melhorar produtos, processos e a força de trabalho, de forma a criar um futuro mais sustentável”. Inclui-se o desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e modelos de negócio que têm um impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, enquanto simultaneamente promovem prosperidade económica.
Fazer mais com menos recursos é o mote. Reutilizar e reciclar nunca foi tão importante como atualmente, sendo necessário aumentar a eficiência e reduzir o desperdício em toda a cadeia de valor.
Verifica-se que existe um benefício a nível económico e ambiental, onde se satisfaz as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.
Start-ups vs grandes empresas
Atualmente, existe uma taxa de adoção superior nas start-ups de práticas mais sustentáveis e inovadoras, tal como a redução de emissões de Co2 ou gases com efeito de estufa na produção, através da utilização de materiais inovadores ou ainda da economia circular, onde se reutiliza e recicla matérias-primas que de outras formas iriam ser consideradas desperdício ou lixo.
O número de start-ups relacionadas com sustentabilidade que têm sucesso, tem vindo a aumentar nos últimos anos. Regista-se uma mudança no comportamento dos consumidores que exigem às organizações que tenham práticas e produtos mais conscientes, onde as empresas sejam parte da solução e não do problema. As empresas novas no mercado ou mais recentes, mostram menos resistência ou dificuldade em adotar soluções sustentáveis inovadoras em comparação com grandes empresas ou empresas há mais tempo no mercado.
Oportunidades e Benefícios:
- A inovação sustentável cria valor e é capaz de se tornar numa fonte de vantagem competitiva e ser um fator diferenciador, entrando em novos mercados, atingindo novos clientes e abrindo portas a novas parcerias.
- Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.
- Líderes da sustentabilidade são percecionados como inovadores, alcançando ganhos de prestígio e lealdade dos consumidores. Os players que chegam primeiro ao mercado têm mais vantagens competitivas e definem os standards do setor/mercado.
- Melhoria da reputação e imagem de marca.
- Redução de custos através de ganhos de eficiência.
Desafios:
- Custos iniciais altos e retornos a longo prazo.
- Maior dificuldade em medir e reportar a sustentabilidade.
- Resistência à mudança em determinadas indústrias.
- Complexidade das exigências dos diversos stakeholders.
- Incerteza e risco, ao implementar novos modelos inovadores.
COMO IMPLEMENTAR INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: Key Principles
- Transformação organizacional: a inovação sustentável tem de começar na direção das organizações, numa estrutura de top-bottom, devendo por isso,
estar bem estabelecida na cultura da empresa. Líderes são peças cruciais na promoção ativa deste mindset. - Estratégia a longo prazo: implica pensar a longo prazo nas implicações sociais e ambientais que as ações da empresa têm, melhorando o presente,
ao mesmo tempo que se cria um futuro melhor. Importante definir objetivos tangíveis e que estejam alinhados com a estratégia da empresa, garantindo
que seguem a estrutura SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado). - Pensamento abrangente: enquanto a inovação tradicionalmente se foca mais nos objetivos próprios da empresa, a inovação sustentável implica
olhar além da organização, analisando o impacto local e global, tanto a nível ambiental como das comunidades.
Apostar na inovação sustentável não só tem o potencial de melhorar o desempenho económico das empresas e ser uma fonte significativa de vantagem competitiva como melhora a brand awareness e a brand image, ao apostar em soluções que têm um impacto positivo na sociedade e a nível ambiental.