IKEA fecha primeira grande loja no Reino Unido

A IKEA anunciou o fecho da sua loja no centro da cidade de Coventry, este verão, marcando assim o primeiro encerramento de uma das suas filiais de grande dimensão, no Reino Unido, que albergava 352 postos de trabalho, segundo avança o The Guardian.

A empresa sueca assumiu que a loja sofreu perdas financeiras constantes, desde a sua abertura em 2007, registando um número cada vez menor de visitantes, à medida que os clientes preferem parques de comércio a retalho, ou compras online, tornando assim inevitável o fecho.

Coventry foi uma das primeiras tentativas da IKEA de abrir um novo formato, no centro da cidade, para responder às mudanças de hábitos dos seus clientes. A empresa culpa o tamanho do prédio de sete andares, pelos elevados custos operacionais que acarreta, dizendo que não conseguiu tornar a loja mais económica ou reaproveitá-la.

Peter Jelkeby, gerente de comércio a retalho e director de sustentabilidade da IKEA UK e Irlanda, disse que o encerramento de Coventry não foi uma decisão fácil, mas foi a mais acertada para garantir o sucesso a longo prazo da IKEA, no Reino Unido.

«Na IKEA, estamos constantemente a desafiar-nos e a tentar encontrar formas de atender às necessidades dos nossos clientes. Vamos continuar a investir em lojas, centros de atendimento e em capacidades digitais para tornar a IKEA ainda mais acessível, conveniente e sustentável», referiu Peter Jelkeby citado pelo The Guardian.

Actualmente, a IKEA tem 22 lojas no Reino Unido, mantendo-se concentrada no crescimento, apesar das alterações ao nível do comércio a retalho.