Iberdrola está entre as dez melhores empresas do mundo “amigas das mulheres”

A Iberdrola está entre as 10 melhores empresas do mundo para as mulheres trabalharem. Esta foi a conclusão do estudo “World’s Top Female Friendly Companies 2021″ no qual a Forbes se associou à empresa de estudos de mercado Statista para identificar as empresas líderes no que concerne ao apoio às mulheres dentro e fora do universo do trabalho.

A igualdade de género é um dos compromissos que a Iberdrola incorpora na sua política laboral e, através de várias iniciativas, assume esta este acordo em quatro âmbitos da sua gestão, tanto no recrutamento e seleção, condições salariais, formação e desenvolvimento profissional e comunicação.

Como explica a empresa à Executive Digest, “as mulheres representam 23% dos funcionários da Iberdrola. Os progressos realizados até agora são importantes, mas o objetivo é avançar até à consolidação da empresa como uma referência internacional em igualdade”.

Para 2022, a companhia fixou o objetivo de ter 25 % de mulheres a ocupar cargos de direção — diante dos atuais 21,53 % —sendo o objetivo até 2025, de chegar aos 30%, além de manter a igualdade salarial. Em Portugal, as mulheres já representam 34% dos funcionários da empresa.

A Iberdrola conta com mais de 70 medidas para favorecer a conciliação da vida laboral e pessoal. Nos territórios onde opera, não obstante o cumprimento das normas legais em vigor, a empresa aplica medidas como o pagamento de 100% do salário durante a licença de maternidade, a licença remunerada de 15 dias antes do parto, a redução flexível da jornada de trabalho para cinco horas (sem diminuição salarial até que a criança tenha um ano), a licença de até quatro anos – onde se permite o acesso à formação profissional –, e planos de ação abrangentes para combater desigualdades de forma integrada.

O Grupo Iberdrola tem, ainda, um longo trajeto de apoio a projetos que promovem o empoderamento feminino. Com mais de 330 mil atletas apoiadas em diversos países, a empresa é a maior promotora das mulheres atletas no desporto europeu.

A Iberdrola destaca-se como a principal empresa parceira-patrocinadora da Seleção Nacional Feminina espanhola, das Seleções sub-19 e sub-17, da Copa da Rainha e da Primeira Divisão do Futebol Feminino – a Liga Iberdrola.

Em 2019, renovou compromisso com o projeto, e continuou a oferecer apoio a diferentes federações nacionais. São 16 federações de desporto feminino apoiadas: atletismo, badminton, andebol, boxe, desportos no gelo, esgrima, futebol, ginástica, hóquei, karaté, rugby, canoagem, triatlo, pingue-pongue, surf e voleibol.

No Brasil, através da Neoenergia, tornou-se a primeira empresa daquele país a patrocinar em exclusivo a Seleção Nacional de Futebol Feminino, apoio que abrange também o campeonato brasileiro, cuja designação passa a Brasileirão Feminino Neoenergia. A empresa esteve ao lado das seleções femininas brasileiras na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio e estará na preparação para a Copa América Feminina 2022, o Campeonato Sudamericano de Base, o Mundial Feminino 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024.