Hyundai também vai investir nos EUA

A Hyundai anunciou que vai investir 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) nos Estados Unidos da América, um dia depois de o presidente eleito Donald Trump ter afirmado que pretende taxar as importações de automóveis em 35%. O investimento previsto pela fabricante sul-coreana para os próximos cinco anos representa um aumento de 50% face ao que tem investido no país.

Citada pelo Financial Times, a Hyundai garante que a decisão não se deve às ameaças de Donald Trump mas sim à importância que o mercado norte-americano tem para a marca. Chung Jin-haeng, presidente da Hyundai Motor, prevê um aumento da procura como consequência da promessa de Donald Trump no sentido de criar um milhão de empregos.

Recorde-se que a Hyundai não está sozinha no investimento nos EUA. Também a Ford e a Fiat-Chrysler US anunciaram planos de investimento no país.

Relativamente às ameaças do presidente eleito, numa entrevista ao jornal alemão Bild, alertou as fabricantes automóveis alemãs para os obstáculos que encontrarão ao optar por produzir os seus veículos noutro país que não os EUA. «Eu diria à BMW que se está a construir uma fábrica no México e planeia vender automóveis nos Estados Unidos da América sem um imposto de 35%, pode esquecer essa ideia», afirmou Donald Trump.