Hyundai cria marca Genesis para o segmento Premium

Hyundai Genesis A Hyundai anunciou que a sigla Genesis dará origem a uma nova marca independente de modelos, com o intuito de oferecerem propostas mais requintadas e evoluídas. O objetivo é rivalizar com as marcas Premium já estabelecidas. Após a submarca N Performance, direcionada para a gama de modelos desportivos, a Hyundai aposta agora numa nova marca de modelos mais requintados, à imagem do que o grupo PSA fez com a marca DS, que se separou da Citroën há dois anos para funcionar como fabricante independente, ou das companhias nipónicas que se declinaram em marcas independentes para determinados mercados. O primeiro passo desta estratégia passa pelo lançamento da berlina de grandes dimensões Genesis, a qual apresenta já o seu próprio logótipo no automóvel, mas irá depois expandir-se com a criação de uma série de outras berlinas, num total de cinco no decurso dos próximos quatro a cinco anos.

Com a nova marca Genesis, e até 2020, o grupo Hyundai irá lançar seis novos modelos e irá competir com as principais marcas de automóveis de luxo do mundo, capitalizando o seu sucesso no rápido crescimento do mercado mundial de automóveis.
Em 2017 está previsto já um rival para o BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, seguindo-se depois alguns SUV e até mesmo um coupé desportivo. Cada modelo terá uma designação exclusiva, numa combinação alfanumérica – G 70, G 80 ou G90, por exemplo – sendo cada número indicativo do segmento. “Criámos a marca Genesis com o objetivo concreto de nos concentrarmos nos nossos clientes que querem uma experiência de propriedade inteligente que lhes poupe tempo e esforço, com inovações práticas que aumentem a satisfação”, referiu Eusuin Chung, vice-presidente da Hyundai. Não se conhecem, ainda os detalhes técnicos dos futuros Genesis, sendo ainda desconhecido se irão recorrer às plataformas dos atuais modelos da Hyundai, mas a marca promete que os Genesis terão novas competências em termos de dinâmica e eficácia. Luc Dockerwolke na área de design Para desenvolver um design distintivo e diferenciado para os novos veículos da marca Genesis, a Hyundai criou uma Divisão de Design específica. A partir de meados de 2016, Luc Donckerwolke, anterior responsável pelo design de marcas do grupo Volkswagen (Audi, Bentley, Lamborghini, Seat e Skoda), irá liderar esta nova divisão ao lado da sua função como responsável do Centro de Design da Hyundai Motor. O trabalho desta nova Divisão de Design será supervisionado por Peter Schreyer, como parte das suas responsabilidades de design como presidente e diretor de design (CDO) do Grupo Hyundai Motor. Peter Schreyer referiu que, ao “criar a assinatura de design de automóveis da marca Genesis, propusemo-nos a mostrar confiança e originalidade, criando produtos altamente desejáveis que apresentem novo encanto através de um styling inovador”. Portugal ainda é incógnita Inicialmente, a marca Genesis estava à venda nos mercados de automóveis de luxo na Coreia, China, América do Norte e Médio Oriente. Agora, irá expandir-se para a Europa e outras partes da Ásia, a medida que a gama de modelos cresce. Para Portugal, a estratégia ainda está a ser delineada, com fonte oficial da marca a referir que o plano, que se mantém por enquanto, passa pelo lançamento da versão diesel do Genesis em outubro de 2016. Contudo, de acordo com a mesma fonte, ao optar por este passo de independência para a Genesis na Europa, a Hyundai terá agora de confirmar se se mantém o plano inicial, não havendo ainda uma resposta oficial por parte da ‘casa-mãe’. “Estamos a aguardar uma confirmação oficial por parte da Hyundai, mas a marca irá agora estabelecer um plano estratégico para os diversos países. Por agora, mantém-se o lançamento do modelo Genesis para outubro de 2016”, referiu.]]>