Humza Yousaf é o novo primeiro-ministro escocês

Humza Yousaf foi esta segunda-feira eleito o novo líder do Partido Nacional Escocês (SNP) e sucede assim a Nicola Sturgeon como o novo primeiro-ministro da Escócia.

O até agora ministro da Saúde bateu assim as colegas do partido Kate Forbes (ministra das Finanças) e Ash Regan (ex-secretária para a Segurança Comunitária).

No confronto que decidiu o novo líder do SNP, contra Kate Forbes, Yousaf conseguiu 52% das segundas preferências dos militantes, contra 48% da outras candidata e titular da pasta das Finanças.

Humza Yousaf, cujo pai é um imigrante paquistanês, chega assim ao cargo de primeiro-ministro da escócia aos 37 anos.

Para assumir o lugar, terá de ser formalmente nomeado chefe do governo regional britânico na terça-feira, com uma votação no parlamento de Holyrood, e depois com o rei Carlos III a confirmar a nomeação.

Yousaf sucede a Sturgeon, que esteve oito anos como primeira-ministra da Escócia, e que apresentou a demissão de forma surpreendente no mês passado.

Durante a campanha, Humza Yousaf distanciou-se de algumas políticas da antecessora, como o plano da próxima eleição geral ser de facto um referendo, e prometeu um estilo de governação mais aberto.

Uma das primeiras medidas, já anunciadas, será o de desenvolver uma cimeira contra a pobreza, onde especialistas poderão discutir impostos mais altos para quem tem maior riqueza com o objetivo de criar fundos para apoiar as famílias escocesas mais pobres.