Hospital Lusíadas Porto realiza primeira cirurgia robótica em Portugal com tecnologia Versius
O Hospital Lusíadas Porto acaba de realizar a primeira cirurgia robótica ao cancro da próstata em Portugal com recurso à inovadora tecnologia Versius®, um sistema robótico de última geração que assegura a realização de procedimentos cirúrgicos complexos com maior precisão e controlo.
A intervenção foi dirigida pelo cirurgião Luís Osório, coordenador da especialidade de Urologia do Hospital Lusíadas Porto, com o apoio do médico urologista Frederico Branco, e consistiu numa prostatectomia radical, técnica cirúrgica utilizada para a remoção total da próstata.
Assim, o Hospital Lusíadas Porto torna-se o primeiro hospital em Portugal a disponibilizar o robot cirúrgico Versius® do fabricante CMR, o qual será utilizado em vários campos de aplicação, sobretudo nas especialidades de Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cirurgia Torácica.
Para a equipa clínica, os benefícios desta tecnologia de última geração centram-se na possibilidade do sistema Versius® reproduzir em tempo real os movimentos da mão do cirurgião, permitindo-lhe realizar todo o procedimento com maior detalhe cirúrgico e maior segurança.
“Faz parte nossa missão, enquanto Grupo que contribuiu há 26 anos para o sistema nacional de saúde, garantir a disponibilização das mais inovadoras tecnologias, bem como cuidados de saúde de excelência, que permitam dar continuidade à abordagem personalizada que adotamos com quem nos procura”, refere Joana Menezes, Administradora do Hospital Lusíadas Porto.