“Horas extraordinárias são ótimas. Ninguém pode escapar”: Empresa chinesa atrai a raiva de Pequim e fica viral na internet

O grupo Inspur, com sede em Shandong, na China está a atrair a raiva de Pequim, depois de terem sido divulgadas imagens na internet de ‘placards’ afixados nos escritórios da empresa como frases a apelar às horas extraordinárias.

“Só quando estamos todos a fazer horas extraordinárias é que vale a pena. Ninguém pode escapar! Horas extraordinárias são ótimas! Se tiver tempo, faça horas extraordinárias”, pode ler-se nas placas afixadas na empresa.

Vários funcionários do Inspur enviaram as imagens à imprensa local, tendo confessado que a disponibilidade para trabalhar horas extra é um critério da avaliação anual do colaborador.

Um dos trabalhadores comentou com a imprensa que “mesmo tendo um acumulado anual de 600 horas extraordinárias trabalhadas, tenho uma classificação abaixo da média, neste critério”.

A foto tornou-se viral na Weibo, uma rede social chinesa semelhante ao Twitter. A indignação online levou as autoridades locais em Jinan a investigar, informou o Jimu News, um canal de notícias na província de Hubei.

Esta notícia surge numa altura em que Pequim tenta acabar com a política de trabalho ‘’996”, que até então promovia um horário de trabalaho entre as 9h e as 21h, uma prática habitual das gigantes tecnológicas chinesas.

A intensa cultura de trabalho tem impactado o consumo e a taxa de natalidade do país.

Em agosto, o Supremo Tribunal chinês e o Ministério do Trabalho e da Segurança Social anunciaram novas diretrizes, para mitigar esta prática.