Honda Project 2&4: a fusão de dois mundos

Project 2&4 concept
Tendo renovado a sua gama por completo ao longo de 2015, a Honda surge no Salão de Frankfurt com o Project 2&4 como principal ponto de referência ao lado de outros modelos como o Civic Type R, HR-V e Jazz.
Sendo o projeto vencedor do concurso de design global organizado pela Honda e os seus estúdios de design a nível global, o programa Project 2&4 Poweed by RC213V foi concebido através de uma colaboração entre o centro de design de motos da Honda, localizado em Asaka, e o centro de design de automóveis de Wako, ambos no Japão.
Conta com um bloco V4 de 999 cc a quatro tempos, desenvolvido originalmente para o protótipo de MotoGP e que foi adaptado para utilização nas estradas públicas. Com redline às 14.000 rpm, este motor está acoplado a uma caixa de velocidades DCT de seis velocidades e debita um pico de potência de 215 cv às 13.000 rpm e 118 Nm de binário máximo às 10.500 rpm.
Project 2&4 concept
Tirando partido de toda a herança da Honda na competição, o design da carroçaria e a posição do motor foram inspirados pelo Honda RA272 de 1965, autor do primeiro triunfo de um monolugar da marca na Fórmula 1. A estrutura revela uma base central e os componentes funcionais do carro, tal como seria mais habitual numa moto, surgem com uma disposição compacta semelhante. O comprimento total é de 3040 mm, com 1820 mm de largura e 995 mm de altura. Os reduzidos 405 kg de peso maximizam a entrega de potência do motor montado em posição central oferecendo assim um baixo centro de gravidade.
Inovadora é também a solução de ‘banco flutuante’ (suspenso diretamente sobre o asfalto), colocando o condutor o mais perto possível da ação evocando a liberdade oferecida pela condução de uma moto.
De resto, além do Civic, Civic Type R, Jazz, HR-V e CR-V, a marca nipónica apresentará ainda o protótipo Civic Tourer Active Life, que dá ênfase à vertente da versatilidade deste modelo no segmento C. Este estudo demonstra que o estilo e o espaço podem trabalhar e funcionar em conjunto, demarcando-se pela pintura personalizada e pelo habitáculo equipado com diversos tipos de acessórios para ir ao encontro das necessidades daqueles que procuram uma vida mais ativa.
Por fim, direcionado para a melhoria da mobilidade pessoal, a Honda vai demonstrar o UNI-CUB β, dispositivo equipado com a tecnologia de controlo do equilíbrio e um sistema de rodas motrizes omnidireccionais (Honda Omni Traction Drive System – Sistema Motriz de Tracção Omnidireccional da Honda) originários da pesquisa e investigação realizadas pela empresa no domínio dos robots humanóides, que culminou no desenvolvimento e investigação continuados do robot humanóide mais evoluído o mundo, o Honda ASIMO.