Honda Civic Type R: O legado da letra R
[easingslider id=”15300″]
Rodeado de elevadas expectativas, o Honda Civic Type R pretende combinar elevadas prestações com dinâmica digna dos modelos de competição, como a versão que compete actualmente no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) pelas mãos do português Tiago Monteiro (piloto oficial da Honda ao lado de Gabriele Tarquini).
Primeiro modelo de produção em série a combinar as tecnologias VTEC e turbo, o novo motor de dois litros assume o papel de protagonista nesta nova geração do Type R (a quarta lançada para o Civic, apenas a terceira com esse cunho na Europa), oferecendo 310 cv de potência máxima e 400 Nm de binário máximo disponível entre as 2500 rpm e as 4500 rpm (embora o redline apenas esteja cunhado nas 7000 rpm).
Com tracção dianteira, diferencial autoblocante e caixa manual de seis velocidades, o Civic Type R acelera dos 0 aos 100 km/h em velozes 5,7 segundos, podendo chegar aos 270 km/h de velocidade máxima. Apesar disso, as emissões de CO2 cifram-se nos 170 g/km, cumprindo já com a norma anti-poluição Euro 6b.
Por outro lado, revela aerodinâmica bastante cuidada, contando mesmo com fundo quase integralmente plano para minimizar a resistência ao vento. Quanto ao chassis, o Civic Type R está dotado de amortecedores adaptativos desenvolvidos especificamente para este modelo, havendo ainda a destacar o esquema de suspensão dianteira avançado Dual Axis Strut, suspensão traseira revista e conjunto de travões (Brembo) e pneus específicos. A direcção foi igualmente melhorada com vista à melhoria do lado dinâmico.
Para os que procuram maiores emoções, o Civic dispõe de modo +R, activado a partir do volante e que altera uma série de afinações para tornar o modelo ainda mais responsivo. A função start-stop, por exemplo, é desligada.
Preço base de 39.400 euros
Com chegada prevista a Portugal no final do Verão, por um preço a partir dos 39.400 euros para a versão base, o Civic Type R será proposto com cinco cores distintas: Branco Championship, Preto Crystal (pérola), Metal Polido (metalizado), Azul Brilhante Sporty (metalizado) e Vermelho Milano.
O único opcional – além da cor – será o novo Pack GT, disponível por mais 2500€ (para um total de 41.900 euros), que acrescenta aplicações vermelhas de assinatura ‘Type R’ nos difusores dianteiro e traseiro. Este pack também inclui uma série de funcionalidades extra tais como sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, sensores de luminosidade e de chuva e espelhos retrovisores exteriores com rebatimento eléctrico.
Os passageiros poderão usufruir do sistema de navegação Garmin por satélite incluído no Pack GT (com cinco anos de actualizações gratuitas para os mapas) integrado no sistema de infoentretenimento de série do veículo, um sistema áudio premium (com 320 watts de potência), ar condicionado automático bi-zona e iluminação ambiente em tonalidade vermelha.
A variante GT do Civic Type R também apresenta elevados níveis de equipamento de série, com a adição dos avançados Sistemas de auxílio à condução da Honda. Estes sistemas incorporam uma série de tecnologias de funcionamento com base de radar, incluindo Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito, Sistema de Suporte dos Máximos, Informação de Ângulo Morto e Monitor de Trânsito Lateral.