Homem que enganou um país inteiro com jogo para telemóvel foi capturado pela polícia. Pena de prisão pode chegar aos 89.000 anos

Um homem que burlou a Turquia em 130 milhões de dólares (118 milhões de euros) foi finalmente capturado após anos em fuga. Mehmet Aydın, o mentor por trás de um popular jogo de agricultura para telemóveis, enganou milhares de pessoas através de um esquema que começou de forma inocente, mas rapidamente se transformou numa das maiores fraudes do país.

O jogo, que permitia aos utilizadores gerir uma quinta virtual com vacas, galinhas e cabras, uma espécie de Farmville, tornou-se um sucesso na Turquia. Os jogadores podiam comprar gado virtual com moedas do jogo e, eventualmente, trocar as barras de ouro conquistadas por dinheiro real.

No entanto, o que parecia ser uma oportunidade de investimento lucrativa revelou-se um esquema fraudulento, revela o ‘Unilad Tech’. Em 2017, depois de mais de 250 milhões de dólares terem sido investidos, os utilizadores começaram a enfrentar dificuldades para levantar os seus fundos. Foi então que Aydın vendeu todas as suas ações e, pouco tempo depois, o Çiftlik Bank, a plataforma por trás do jogo, deixou de aceitar novos utilizadores e de pagar lucros.

A situação culminou em março de 2018, quando as autoridades turcas confirmaram que a aplicação era uma fraude e lançaram uma investigação criminal. Aydın fugiu para o Uruguai com milhões de dólares, dando início a uma caça ao homem internacional.

Apesar de estar em fuga, Aydın não manteve um perfil discreto. Foi visto em público a conduzir um Ferrari, até que, de forma surpreendente, em 2021, decidiu entregar-se às autoridades. Num vídeo divulgado antes da sua prisão, Aydın defendeu-se, afirmando que nunca teve a intenção de enganar ou prejudicar alguém e que também foi vítima do esquema.

Agora, de volta à Turquia, Mehmet Aydın enfrenta uma pena que pode chegar aos 89.000 anos de prisão, revela a mesma fonte.