Hoje não se esqueça de olhar para cima (isto se não tiver nuvens…): Superlua do Caçador vai pintar o céu
Outubro tem sido um ótimo mês para olhar para o céu noturno, que tem oferecido alguns dos mais maravilhosos espetáculos celestes do Universo – desde auroras boreais, ou o cometa C/2023 A3. Se perdeu ambos os eventos, hoje não se esqueça de olhar para o céu para espreitar aquela que será a Lua Cheia de outubro, a Lua do Caçador, que está a chegar, a brilhar intensamente na constelação de Áries.
Além do mais, no próximo dia 19, a Lua cheia vai encontrar o belo aglomerado de estrelas das Plêiades no céu noturno.
A Lua cheia no dia 17 de outubro torna-se tecnicamente ‘cheia’ apenas 10 horas e 40 minutos após o perigeu lunar – o perigeu é o ponto na órbita da Lua em torno da Terra quando esta se encontra mais próxima do nosso planeta.
A Lua não orbita a Terra num círculo perfeito: em vez disso, tem uma órbita elíptica, ligeiramente em forma de ovo, pelo que, por vezes, está mais próxima da Terra do que em outras ocasiões.
Embora muitos astrónomos prefiram utilizar o termo “lua cheia do perigeu” como uma descrição mais precisa, o termo “superlua” é, no entanto, popular para descrever este evento.
Mas porque é que a Lua Cheia de 17 de Outubro é a “maior” do ano? É porque é a Lua cheia mais próxima da Terra em 2024 – estará a 357.364 km da Terra. O apogeu lunar médio – quando a Lua está mais afastada da Terra na sua órbita – é de cerca de 405.500 km.
E porque se chama de ‘caçador’?
Cada Lua cheia do ano recebeu um apelido informal, a maioria dos quais descreve o que está a acontecer na natureza nessa altura do ano. Poderá ouvir termos como Wolf Moon, Snow Moon, Worm Moon ou Flower Moon porque estes têm alguma ligação com o ciclo natural dos meses e das estações durante os quais aparecem.
A Lua do Caçador é a Lua cheia na altura do ano em que os caçadores estariam tradicionalmente ativos. A brilhante lua cheia de outubro fornece luz para que os caçadores possam ver as suas presas, que serão engordadas devido à alimentação em preparação para a hibernação de inverno.