Haitong Bank passa de lucros a perdas de 12 milhões penalizado pela pandemia

O Haitong Bank registou perdas de cerca de 11,53 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, contra lucros de 11,17 milhões de euros no mesmo período de 2019, foi anunciado.

No relatório interno do banco divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o presidente do Conselho de Administração (‘Chairman’) do Haitong Bank, Lin Yong, e o presidente da Comissão Executiva (CEO), Wu Min, sublinham que o banco enfrentou um duplo impacto da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre na operação na Ásia e no segundo trimestre na Europa, mas refere que está confiante numa recuperação no segundo semestre.

Devido a este duplo impacto, o rendimento bancário do Haitong baixou para 24 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, menos 57% que no mesmo período de 2019, adiantam os responsáveis.

Apesar da pandemia, o banco diz que manteve uma forte posição em termos de capital, como um dos bancos mais capitalizados do sistema no primeiro semestre, com um rácio CET1 de 26,6% e um rácio de capital de 33,8%, referem.

O Banco Espírito Santo Investimento (BESI) foi vendido em 2015 ao grupo chinês Haitong por 379 milhões de euros, dando origem ao Haitong Bank.

Em 04 de setembro, O acionista do Haitong Bank (ex-BES Investimento), a Haitong Securities, anunciou ter registado um lucro de 690 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, que comparam com 707 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Em comunicado divulgado, a ‘casa-mãe’ do Haitong Bank anunciou que registou lucros de 5,48 mil milhões de renmimbi (moeda chinesa), cerca de 690 milhões de euros no primeiro semestre do ano, “em linha com o resultado recorde atingido em 2019”, de 5,53 mil milhões de renmimbi (707 milhões de euros).