Há um lago rosa que parece uma pastilha elástica gigante, mas poucos conseguem chegar lá: veja as imagens

Parece um filtro utilizado em redes sociais, mas não é. Também não é uma pastilha elástica, ou sequer o cenário perfeito para construir a casa de verão da Barbie. Veja em baixo:

Por incrível que possa parecer, este lugar existe na vida real e está na Austrália – em Middle Island, a maior do arquipélago La Recherche, encontra-se o Lago Hillier, conhecido pela sua tonalidade rosa.

Foi mapeado em 1802 pelo explorador Matthew Flinders, que durante a sua viagem pela Austrália descobriu este lago com características muito peculiares. Está localizado no meio de uma selva desabitada, o que lhe confere um toque extra de mistério. Porque sim, o que todos se questionam é: qual a razão da sua cor rosa?

Flinders questionou-se sobre isso quando se deparou com este lago e decidiu tirar uma amostra da sua curiosa água para a analisar e concluiu que estava demasiado saturada de sal. Vários especialistas tentaram encontrar o motivo desta tonalidade peculiar, mas, até hoje, não há uma explicação unânime.

A maioria sublinhou que a cor da água se deve à presença de bactérias que se encontram na crosta de sal. E, embora não sejam muitas as espécies que conseguem sobreviver a uma concentração tão elevada, há algumas, como a ‘dunaliella salina’, que necessitam destas condições para se poderem desenvolver.

A presença de halobactérias também tem a sua quota-parte de responsabilidade nesta cor da água, uma vez que utilizam bacterioruberina, uma proteína que absorve a luz solar e cujo pigmento é vermelho. Claro que, apesar disso, é totalmente seguro nadar neste lago, pois não apresenta efeitos adversos.

Se desejar visitar, saiba que não é uma tarefa fácil: por estar localizado em Middle Island, um território desabitado protegido por organizações ambientais, será necessário primeiro obter uma licença especial do Departamento de Parques e Incêndios Florestais. Depois, há duas opções, com preços elevados: ir de helicóptero e desfrutar de um voo panorâmico, ou fazer um cruzeiro acompanhado por um guia para conhecer a ilha.