Há seis casos confirmados de dengue em Portugal. Maioria foi importada do Brasil

Já são seis os casos de dengue confirmados em Portugal pela Direção-Geral da Saúde (DGS) desde início do ano e a maioria dos quais (cinco) foi importada do Brasil.

Segundo os dados da DGS, avançados ao Jornal de Notícias, as notificações de casos de dengue em Portugal têm verificado tendência ascendente : Em 2021 foram sete casos, em 2022 14 e, no ano passado, contaram-se 40 casos.

“Observa-se, cumulativamente, uma maior proporção de casos no grupo etário entre os 25 e 54 anos”, assinalam as autoridades de saúde. Desde 2015 são contabilizados pelo menos 136 casos de dengue no nosso País.

O Hospital Garcia de Orta em Almada, confirma que tratou dois casos este ano, que já tiveram alta, sendo que as pessoas em causa eram de nacionalidade brasileira. Da mesma forma, o Hospital Amadora-Sintra confirmou casos importados, pontualmente ali tratados, mas referiu agora não ter nenhum doente internado com dengue.

Recorde-se que o Rio de Janeiro declarou no arranque da semana estado de emergência, devido ao crescimento de infeções por dengue. Em Janeiro, neste município brasileiro, contaram-se mais de dez mil casos da doença.

Existem no nosso territórios duas espécies invasores de mosquitos que podem transmitir a doença, mas até ao momento, não há indicação que estejam estas espécies infetadas em Portugal, pelo que não há transmissão autóctone da dengue – só se verificaria se um desses insetos picasse uma pessoa infetada.