Há 11 portugueses entre os mais procurados pela Interpol: saiba quem são e quais os crimes cometidos
A lei portuguesa proíbe a divulgação de fotografias dos procurados pela polícia: esta limitação, que na União Europeia só encontra paralelo na Irlanda, justifica-se pelo direito à imagem dos cidadãos, mas, de acordo com as autoridades em declarações ao ‘Diário de Notícias’, dificulta a localização de suspeitos.
No entanto, no site da Interpol, há 11 portugueses com a sua fotografia publicada: todos são procurados por crimes cometidos no estrangeiro. Numa procura no Google pela página “Europe’s Most Wanted Fugitive””, gerida pela Rede Europeia de Equipas de Procura Ativa de Fugitivos no âmbito da Europol, é possível encontrar fotografias de 56 pessoas com paradeiro desconhecido.
De acordo com o diretor da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária, José Leal, a legislação nacional proíbe a publicação de imagens de fugitivos. No entanto, de acordo com fontes policiais ao jornal diário, a proteção de dados pessoais em vigor em Portugal, imposta pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, é demasiado restritiva.
Exigem ainda uma alteração legislativa para que os polícias nacionais possam estar em pé de igualdade com a maioria dos colegas internacionais e obter melhores resultados. “A publicação destas fotografias ajudaria muito a investigação”, refere Fernando Santos, chefe das brigadas da UIC, responsáveis pela localização e detenção de fugitivos em Portugal.
E quais são os portugueses mais procurados e os respetivos crimes?
António Neves Pereira – Procurado em França por violação da companheira
Luís Constantino – Procurado pela Nicarágua por abuso sexual e violência doméstica
Alberto Madureira – Procurado pela Espanha por homicídio
Alexandre Fernandes – Procurado pela França por roubo e rapto
João dos Santos – Procurado por Angola por homicídio
Serafim da Cruz – Procurado pela Argentina por tráfico de droga
João Marques – Procurado pela Argentina por tráfico de droga e associação criminosa
Vitaly Gudko – Procurado pela Rússia por fraude em larga escala
Arkadi Bunin – Procurado pela Rússia por rapto e associação criminosa
Carlos Bolieiro – Procurado pelos EUA por três abusos sexuais
Daniel Costa – Procurado pelos EUA por homicídio e tentativa de furto