'Guerra' dos recordes em Nürburgring vai terminar
O famoso circuito da cidade de Nürburg, denominado por Nürburgring Nordschleife, poderá ver a sua guerra dos recordes de velocidade terminada. A decisão tornar-se-á pública no final do ano.
A partir deste momento, as marcas já não poderão utilizar a pista para tentar bater recordes de velocidade mesmo que aluguem a totalidade do circuito.
A causa desta decisão está num acidente ocorrido em Março que matou um espectador numa das corridas do VLC (o campeonato de endurance que se disputa integralmente no circuito de Nordschleife). O Nissan GT-R GT3 de Jann Mardenborough despistou-se e ‘voou’ até à bancada onde estava situado o público.
Desde desse acidente foi imposto um limite de 200km/h em certas zonas da pista, nos quais é proibida a presença de espectadores, enquanto a entidade gestora do circuito vai avaliando soluções para que tudo volte ao ‘normal’. Essas opções passam pela criação de escapatórias ou modificações na aerodinâmica dos modelos de competição que ali efectuam provas ou testes de forma a impedir que a secção dianteira ‘descole’ do asfalto.
Para já, portanto, e até final do ano, os construtores também se vêem afectados pela proibição de exceder limites de velocidade naqueles pontos da pista.