Greenvolt instala novo projeto solar em Veneza com o gigante do setor do café Cimbali
O Grupo Greenvolt, através da sua empresa especializada em soluções de geração distribuída de energia renovável em Itália, a Solarelit powered by Greenvolt, e o Grupo Cimbali, multinacional italiana produtora de equipamentos para a indústria do café, lançaram um novo projeto de energia renovável descentralizada em Veneza.
A nova instalação, que está atualmente em fase de desenvolvimento, terá uma capacidade instalada de 230 kWp. Este projeto junta-se aos dois já implementados nas instalações do Grupo Cimbali em Binasco (Milão) e Cappella Cantone (Cremona), totalizando uma capacidade instalada de cerca de 800 kWp. Estes projetos, com uma área total de 4.500 metros quadrados, são capazes de gerar 3.700 MWh de energia, contribuindo para a redução de 2.400 toneladas de CO₂ por ano.
O Grupo Cimbali, alinhado com os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, tem avançado na implementação de soluções energéticas sustentáveis e comprometeu-se a aumentar o uso de fontes renováveis na sua operação. Atualmente, 54% da energia consumida pelo grupo é proveniente de fontes renováveis, com 7% dessa energia sendo autogerada. O grupo definiu metas ambiciosas de redução de emissões, com foco na sustentabilidade a longo prazo.
“Desenvolver um novo projeto com uma empresa líder no seu setor, como o Grupo Cimbali, representa um feito importante para o Grupo Greenvolt e, sobretudo, reflete a confiança que depositam nas nossas soluções de geração distribuída e na nossa capacidade de executar”, afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt. “Os benefícios da energia solar para autoconsumo, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental, são cada vez mais evidentes para as empresas. Por isso, continuamos comprometidos em expandir a nossa plataforma pan-europeia de soluções descentralizadas, apoiando os esforços de descarbonização, incluindo os de empresas que operam à escala global, como esta”, acrescentou.
“Já passaram 15 anos desde que começámos a colaborar com a Solarelit, agora parte do Grupo Greenvolt, com quem realizámos diversos projetos, desde a remoção de amianto nos nossos edifícios até à instalação de sistemas fotovoltaicos e projetos de requalificação ambiental”, afirma Chiara Cardarola, Sustainability Manager do Grupo Cimbali. “É, sem dúvida, uma parceria que trouxe inúmeros benefícios às nossas operações, reduzindo a dependência do Grupo de fontes de energia não renováveis, melhorando o nosso impacto ambiental com recurso a soluções inovadoras”.
Com o objetivo de responder à crescente procura por soluções de autoconsumo em Itália, o Grupo Greenvolt também lançou recentemente novos serviços no país. Estas soluções incluem comunidades de energia e grupos de autoconsumo remotos, permitindo que empresas, entidades públicas e comunidades locais maximizem o uso da energia renovável gerada localmente, com modelos de partilha virtual para otimizar os recursos renováveis disponíveis.