Greenvolt inaugura central solar com 90 mil painéis em investimento de 40 milhões de euros
O Grupo Greenvolt inaugurou oficialmente a sua primeira Central Solar Fotovoltaica de grande dimensão em Portugal, localizada em São João da Boa Vista, no concelho de Tábua. Este projeto representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros e é composto por 90 mil painéis solares, capazes de gerar mais de 60 GWh de energia verde por ano, energia esta que será injetada na rede elétrica nacional.
Com uma área de 90 hectares e uma capacidade instalada de 48 MWp, a Central Solar Fotovoltaica de Tábua tem o potencial de abastecer cerca de 60 mil famílias portuguesas. A energia gerada, obtida a partir de painéis solares de silício policristalino, é distribuída através de uma linha de 60 kV ligada à subestação de Tábua.
“É um orgulho imenso estar aqui na inauguração daquele que é o primeiro projeto de geração de energia renovável grandes dimensões da Greenvolt em Portugal”, refere João Manso Neto. “Esta Central representa um forte investimento, de cerca de 40 milhões de euros, por parte do nosso Grupo no País, mas particularmente na região Centro e no concelho de Tábua, sendo um contributo para a imprescindível transição e para a independência energética”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, que sublinhou que o Grupo Greenvolt está a “contribuir para a descarbonização do País, para o cumprimento das metas climáticas assumidas. Estamos a levar energia limpa, obtida a partir da irradiação solar, tanto às empresas como às famílias, não deixando ninguém para trás“, diz Carlos Coelho, Executive Director do Grupo Greenvolt, que acompanhou de perto todo o projeto até à entrada em operação.
Paralelamente à inauguração, o Grupo Greenvolt lançou a iniciativa “Plug into Knowledge”, um programa de literacia energética que visa promover o conhecimento sobre transição energética e energias renováveis. A primeira ação deste projeto decorreu em Tábua, onde alunos e professores da Escola Secundária de Tábua participaram numa visita guiada à Central Solar, explorando de forma pedagógica o funcionamento desta infraestrutura.
O Grupo Greenvolt, além de desenvolver grandes projetos de energia solar e eólica em 16 países, também atua no setor da Geração Distribuída e é responsável pela produção de energia a partir de biomassa em Portugal e no Reino Unido.