Greenvolt fecha acordo para venda de portefólio de projetos solares fotovoltaicos em Itália por 18,7 milhões de euros

O Grupo Greenvolt chegou a acordo com a Glennmont Partners para a venda de um portefólio de projetos solares fotovoltaicos distribuídos pelas várias regiões de Itália por um valor de cerca de 18,7 milhões de euros.

De acordo com a empresa liderada por João Manso Neto, serão alienados, por fases, um total de 19 projetos em Ready to Build (RtB) que, no global, terão capacidade de gerar 153 MWp de energia limpa a partir da irradiação solar.

“No Grupo Greenvolt, somos especialistas na promoção de projetos até ao início da sua construção, onde a nossa vantagem comparativamente a outros players no mercado das energias renováveis é maior”, refere João Manso Neto. “Essa vantagem comprova-se com o interesse que sentimos por estes ativos em desenvolvimento em Itália e que nos levaram a fechar este acordo com a Glennmont Partners”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.

Francesco Cacciabue, Global Head of Cleen Energy na Nuveen Infrastructure, afirma que “os investidores do Verdian IPP beneficiarão da aquisição de ativos com prazos de construção curtos em Itália, fortalecendo o portfólio do IPP. Numa visão mais abrangente, a compra destes projetos reforça nosso portfólio de energia renovável, que atualmente excede 7,6 GW distribuídos pela Europa, EUA e Ásia”

A alienação destes ativos insere-se na estratégia adotada pelo Grupo Greenvolt de desenvolver projetos solares que são, posteriormente, vendidos. Neste sentido, do pipeline, que alcançava os 8,6 GW no final do primeiro trimestre, prevê-se que entre 70% e 80% dos projetos sejam alienados, sendo que o objetivo para este ano é o de alienar mais de 500 MW.