Governo não antecipa pagamento das pensões e reformados só vão receber na segunda-feira
Os pensionistas da Segurança Social vão receber as pensões de dezembro, incluindo o subsídio de Natal, apenas na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro. Apesar de os pagamentos normalmente serem feitos no dia 8 de cada mês, este ano a data coincide com um domingo e com o feriado da Imaculada Conceição. Ao contrário de outras ocasiões, o Governo não procedeu à antecipação do pagamento.
De acordo com o calendário oficial divulgado pela Segurança Social, o processamento das pensões será feito após o fim de semana prolongado, abrangendo tanto as transferências bancárias como os vales de correio. Questionado pelo Jornal de Notícias sobre a ausência de antecipação, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social não forneceu explicações até ao fecho desta edição.
Em situações anteriores, como na Páscoa ou durante o feriado de 10 de junho, as pensões foram antecipadas devido a particularidades da época festiva ou a eventos, como as eleições europeias. Contudo, desta vez, os reformados terão de aguardar até ao início da semana seguinte para receber os montantes devidos, que incluem o subsídio de Natal. Importa lembrar que os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações já receberam este subsídio em novembro.
Além das pensões, outros apoios sociais como o Complemento Solidário para Idosos, a Prestação Social para a Inclusão e o Reembolso de Despesas de Funeral também serão pagos a 9 de dezembro. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que mais de três milhões de pessoas em Portugal recebem pensões de invalidez, velhice e sobrevivência, com um valor médio de 563,3 euros para as pensões de velhice, que são as mais comuns.