Governo chega a acordo com farmacêuticos: saiba o que vai mudar
O Governo chegou a acordo, esta sexta-feira, com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, “que se enquadra na estratégia de valorização dos trabalhadores da Administração Pública”.
Em comunicado, o Executivo liderado por Luís Montenegro salientou que “o Governo encetou, de boa-fé, com elevado nível de compromisso e responsabilidade, uma negociação com os representantes destes profissionais que tem como pressupostos essenciais realizar um processo negocial com vista a acordar a evolução da tabela remuneratória dos farmacêuticos do SNSO Governo”.
“A valorização dos farmacêuticos consiste no aumento, em média, de 6 níveis remuneratórios da tabela remuneratória das categorias de Assessor Sénior, Assessor e Assistente”, apontou o Executivo. “Os Residentes Farmacêuticos são também valorizados até 2027, diferenciando-se a sua formação especializada do 1º e 2º anos do 3º e 4º anos, aumentando 6 níveis remuneratórios em 2027 para aqueles que estiverem na última fase desta formação”.
“Foi acordada a abertura de 50 vagas para concursos de Assessores Seniores e de 150 Assessores, respetivamente, em 2025 e em 2027, garantindo assim a progressão na carreira de forma mais sustentável e permitindo ao SNS manter a capacidade formativa das próximas gerações de Farmacêuticos”, realçou. “Durante 2025, o Governo compromete-se a salvaguardar a manutenção do contrato a termo resolutivo incerto, ou da comissão de serviço até ao recrutamento por concurso em função das necessidades dos estabelecimentos ou serviços de saúde, com o limite de 18 meses.”
“Neste acordo será garantido o enquadramento na carreira farmacêutica dos profissionais cuja equipação à especialidade foi obtida durante o ano de 2024”, referindo, garantindo que o Governo “tem estado empenhado e investido em alcançar plataformas de entendimento no âmbito de mais este processo negocial”.