Goodyear proíbe merchandising político na empresa e Trump pede boicote à compra de pneus
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelou esta quarta-feira a um boicote à empresa Goodyear Tire & Rubber Co, em resposta à política da empresa que considera a utilização de merchandising político, incluindo o da campanha Trump, inaceitável e inadequado para o local de trabalho.
“Não comprem pneus Goodyear. Anunciaram uma proibição de bonés MAGA”, escreveu Donald Trump no Twitter, referindo-se ao seu slogan “Make America Great Again [MAGA]”.
As acções da Goodyear, a maior empresa de pneus da América do Norte, caíram 4% na sequência do tweet do Trump, avança a agência Reuters.
Don’t buy GOODYEAR TIRES – They announced a BAN ON MAGA HATS. Get better tires for far less! (This is what the Radical Left Democrats do. Two can play the same game, and we have to start playing it now!).
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 19, 2020
A empresa já reagiu e sublinhou: “Para sermos claros sobre a nossa política empresarial de longa data, a Goodyear tem tolerância zero para qualquer forma de assédio ou discriminação”, disse a empresa numa declaração publicada na sua conta oficial, também no Twitter.
Yesterday, Goodyear became the focus of a conversation that created some misconceptions about our policies and our company. Goodyear has always wholeheartedly supported both equality and law enforcement and will continue to do so. pic.twitter.com/oO6jUg2rTR
— Goodyear (@goodyear) August 19, 2020
Para fazer cumprir essa política, a Goodyear pede aos funcionários que se abstenham de “expressões no local de trabalho em apoio de campanhas políticas para qualquer candidato ou partido político, bem como formas semelhantes de defesa que não se enquadram no âmbito das questões de justiça racial e igualdade”.
No ano passado, a Goodyear teve receitas de quase 15 mil milhões de dólares, a maior parte proveniente da vendas de pneus, de acordo com os registos regulamentares.
É a maior fornecedora de pneus para veículos novos nos Estados Unidos. Os pneus da marca Goodyear estavam em 24% dos veículos novos nos EUA em 2018, de acordo com a Tire Business, uma publicação da indústria.
A Casa Branca recusou-se a comentar se Trump estava a pedir aos americanos que deixassem de comprar novos veículos com pneus Goodyear.
O tweet da Trump seguiu-se a uma reportagem da WIBW, estação de televisão local afiliada à CBS no Kansas, sobre uma sessão de formação Goodyear da sede da empresa, em Ohio, sobre vestuário ou merchandising político, apresentada numa fábrica da Goodyear em Topeka.