GNR detém imigrante argelino no Algarve: fugitivo tinha escapado algemado à polícia em tribunal de Lisboa

O argelino Abdelkader Eddouh foi capturado esta manhã no Algarve pela GNR, avançou a ‘CNN Portugal’, que indicou que os militares receberam às 9h40 a denúncia de um popular que teria avistado o suspeito em Estômbar, no concelho de Lagoa, na via pública. Abordado pela GNR, foi levado sob custódia para o posto local para identificação formal: não teria documentos.

Em comunicado, a GNR salientou que “cumpre esclarecer que hoje, cerca das 9h40, na localidade de Estômbar em Lagoa, foi detido o suspeito ontem evadido do Tribunal da Relação de Lisboa”.

“Na sequência de uma denúncia de avistamento do suspeito por parte de uma cidadã, foram acionados os militares da Guarda para a localidade de Estômbar, onde foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) aquando da sua fuga”, relatou a GNR.

“Aquando da abordagem ao suspeito, e atenta a perigosidade da intervenção, o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido”, apontou, salientando que “o suspeito foi detido e transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa, onde, em estreita articulação e coordenação com a PSP, se confirmou a sua identificação”. O detido será presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa.

Recorde-se que o argelino de 36 anos escapou esta terça-feira, algemado, do Tribunal da Relação de Lisboa: a PSP informou que o detido escapou no momento em que estava a ser retirado da viatura policial para ser apresentado à autoridade judiciária. Ao abrir a porta da carrinha de transporte de detidos, os agentes foram surpreendidos quando o homem, aproveitando uma brecha no processo de manuseamento das algemas, libertou um dos pulsos e iniciou a fuga a pé.

Apesar das tentativas imediatas de contenção e perseguição por parte dos agentes presentes, o suspeito foi avistado pela última vez na Rua Vítor Cordon, localizada na movimentada área do Chiado, no centro histórico e turístico de Lisboa.

Após a evasão, a PSP mobilizou de imediato uma operação de busca e captura, com diversas subunidades do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) a receberem informações em tempo real através do Centro de Comando e Controlo Operacional. A PSP intensificou as buscas nas ruas adjacentes, com agentes no terreno a monitorizarem vias de fuga potenciais na Baixa de Lisboa, numa tentativa de intercetar o fugitivo. Para além da PSP, foram também alertadas outras forças e serviços de segurança para assegurarem uma resposta coordenada e mais ampla.

Estado renovou autorização de residência a imigrante argelino que fugiu ontem da PSP em tribunal de Lisboa

PSP abre inquérito interno a fuga de recluso algemado que escapou quando ia ser presente a tribunal

Recluso foge algemado à PSP quando ia ser presente a tribunal. Montada ‘caça ao homem’ em Lisboa