GNR desmantela uma das maiores redes de tráfico de droga do Porto: menor de 15 anos entre os detidos

A GNR terá desmantelado uma das mais importantes redes de tráfico de droga que operava na zona oriental do Porto, responsável pelo abastecimento dos bairros do Cerco e do Lagarteiro. Segundo o ‘Correio da Manhã’, as autoridades detiveram 11 pessoas – 10 dos quais homens -, sendo que um dos detidos era um menor de 15 anos, que preparava doses de droga numa garagem perto do Bairro do Lagarteiro, com os cunhados, Joel e Tiago, igualmente detidos pela GNR de Santo Tirso.

A megaoperação policial durou dois dias: no primeiro, foram detidos os cabecilhas do grupo, no segundo foram cumpridas buscas às casas do bairro onde a droga era escondida. O menor ficou entregue aos cuidados dos familiares, mas o caso será agora encaminhado para o tribunal de menores. Esta pode não ser a primeira vez que trata do manuseamento de drogas, para depois vender nas imediações.

Floriano Cardoso, o alegado líder da rede, foi igualmente detido: o chefe não escondia os sinais exteriores de riqueza, sendo que há centenas de escutas telefónicas que apontam ser ele a controlar a venda da droga. Na casa de Ezequiel Monteiro, o seu braço-direito, no Cerco do Porto, foi encontrada a maioria da droga: no total, foram apreendidos mais de 4 quilogramas de produto estupefaciente que tinha acabado de chegar de Espanha.

Da operação resultou a apreensão de droga suficiente para 7 mil doses de cocaína, 3 mil de heroína e ainda para 470 de haxixe, uma máquina de contagem de notas, e duas câmaras de vigilância para dar mais proteção aos suspeitos. Foram efetuadas mais de 100 buscas, que levaram ainda à apreensão de quatro carros, 20 telemóveis, quatro armas de fogo, um bastão e 1.500 euros.