Gigante portuguesa dos autoclismos cresce e projeta faturação de 82 milhões de euros para 2025
A OLI encerrou 2024 com um volume de negócios de 75,2 milhões de euros, um crescimento de 3% face ao ano anterior. Para 2025, a empresa fixou como meta alcançar uma faturação de 82 milhões de euros, o que representará um aumento de 9%.
As exportações continuam a ser o principal motor do negócio da empresa liderada por António Ricardo Oliveira, representando 74% das vendas totais. Os produtos fabricados no complexo industrial em Aveiro chegaram a mais de 80 países, espalhados pelos cinco continentes. Em 2024, os mercados do norte de África (+10%), Médio Oriente (+14%), América do Norte e Sul (+14%) e Europa do Sul (+5%) destacaram-se pelo crescimento. Por outro lado, o centro e norte da Europa registaram quebras de 7% e 19%, respetivamente, sendo a Alemanha o mercado mais afetado, com uma descida de 10%.
No mercado nacional, a OLI cresceu 8%, com Portugal a representar 26% das vendas totais.
“O ano de 2024 significou para a OLI um crescimento global inferior ao inicialmente traçado, influenciado pela contínua contração da economia da Alemanha, a maior da Zona Euro e um dos principais mercados de exportação da OLI, e a guerra na Ucrânia. Para mitigar estes efeitos negativos nas vendas, a empresa prosseguiu a sua aposta no norte de África, que está a alavancar as exportações da empresa, e em França, onde adquiriu a sociedade Regiplast com o objetivo de aumentar a sua influência neste mercado e consolidar o eixo Portugal – Europa do Sul, onde detém filiais em Espanha, Itália e, agora, em França”, afirma António Ricardo Oliveira, Administrador da OLI.
Para este ano, a OLI prevê concluir investimentos relevantes para aumentar a eficiência com a instalação de um armazém inteligente e a automatização de algumas linhas de produção, num investimento global de 7,7 milhões de euros, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência. “Ao nível da inovação, a empresa irá apresentar novos produtos e soluções com maior incorporação de tecnologia e valor acrescentado com benefícios ao nível da sustentabilidade e da saúde e bem-estar das pessoas”, acrescenta o Administrador.