Galp inaugura hoje o seu primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica em Portugal

A Galp inaugura esta sexta-feira o seu primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica em Portugal, no Concelho de Alcoutim. Este representa o maior investimento da empresa em energia solar no país.

O projeto, com uma potência total instalada de 144 megawatts, compreende quatro centrais fotovoltaicas que se estendem por uma área de 250 hectares. A capacidade de produção anual estimada é de 250 mil megawatt/hora de energia elétrica, o suficiente para abastecer mais de 80 mil famílias e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

Susana Quintana Plaza, administradora executiva da Galp responsável pela área de Renováveis e Novos Negócios sublinhou à data de início da construção o compromisso da energética nesta área. “Esse compromisso é claro nos projetos que lideramos na mobilidade elétrica, nos biocombustíveis ou na produção descentralizada de energia, e irá acelerar nos próximos tempos em áreas como o hidrogénio ou a cadeia de valor das baterias, porque este desafio que enfrentamos é urgente e exige escala”.

A construção deste projeto esteve a cargo de um consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira.

O evento da inauguração contará com a presença de Filipe Silva, CEO da Galp, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.