Galp Energia é a escolha mais económica para as famílias portuguesas. Fatura pode ser 20 euros mais barata por mês, revelam especialistas
O mercado energético em Portugal continua a ser marcado por um elevado dinamismo e volatilidade, com o início de 2024 a acentuar a já habitual oscilação dos preços. A recente análise do ComparaJá destaca a Galp Energia como a comercializadora mais competitiva para o mês de janeiro, oferecendo as tarifas mais baixas tanto para famílias típicas com dois filhos, como para famílias maiores.
De acordo com o relatório mensal, a Galp apresenta preços mais acessíveis para uma família de quatro pessoas com consumo de 400 kWh e potência contratada de 6,9 kVA, bem como para agregados familiares com consumo mensal de 908 kWh e potência contratada de 13,8 kVA.
Com estas tarifas, as poupanças podem ultrapassar os 10 euros por mês para as famílias menores e os 20 euros para as maiores.
A análise também revela uma tendência crescente entre os consumidores portugueses por contratos simples de eletricidade. 76,53% dos consumidores preferem contratos mono-elétricos (eletricidade), enquanto 21,35% optam por contratos duais (gás e eletricidade) e apenas 2,15% escolhem contratos exclusivos de gás.
Outro dado relevante é que 95% dos portugueses escolhem uma tarifa simples para as suas residências.
José Trovão, diretor de energia do ComparaJá, explica que esta preferência se deve à “simplicidade ao analisar a fatura” e pela “aposta dos comercializadores em destacar este tipo de oferta”.
Não obstante, e de acordo com José Trovão, “dado o dinamismo do mercado, as ofertas das comercializadoras mudam semanalmente, pelo que em 2025 os resultados poderão ser bastante diferentes de 2024”.