Galiza e Portugal iniciam projecto europeu de inovação para melhorar a competitividade do sector das energias renováveis
Este projecto está dotado de cerca de um milhão de euros e será efectuado até final de 2010.
A aliança entre três organizações galegas e uma portuguesa permite o arranque do ER-INNOVA, um projecto europeu de inovação que acaba de ser iniciado com o objectivo de melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas do sector das energias renováveis da Euro-Região Galiza – Norte de Portugal através das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Sob o lema “A energia das TIC”, o projecto será materializado num programa piloto de implantação de ferramentas tecnológicas em cerca de 100 PME, com a intenção de que sejam extensíveis a todo o sector das energias renováveis, inclusivamente como objecto de transferência a outras áreas de actividade, com as devidas adaptações.
Os sócios do projecto são o Parque Tecnolóxico de Galicia (Tecnópole), como chefe de fila, a Asociación de Empresas Galegas adicadas a Internet e às Novas Tecnoloxías (EGANET), a Fundación para o Fomento da Calidade Industrial e o Desenvolvemento Tecnolóxico de Galicia, através da Oficina de Programas Internacionais de I+D+i (OPIDi) e a NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A. – Business and Innovation Centre do Porto (NET – BIC Porto).
A iniciativa é co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia e desenvolvida ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007-2013. É um projecto bianual (2009-2010), com um financiamento total de 931.693.68€, dos quais 75% são financiados pelo FEDER.
Este projecto centra-se no interesse da Euro-Região em realizar uma importante contribuição para o objectivo que a União Europeia formulou na sua directiva de 2009: “Promover o uso de energia proveniente de fontes renováveis” e que em 2020 o consumo energético de toda a União Europeia seja, pelo menos, em 20% proveniente de fontes renováveis.