Furacão ‘Milton’ a caminho dos EUA: vídeo mostra dimensão monstruosa da tempestade
O furacão ‘Milton’ está a deixar os Estados Unidos em alerta, em particular na Flórida, onde os moradores ainda estão a recuperar do furacão ‘Helene’ – a tempestade mais mortal nos EUA desde ‘Katrina’ em 2005, que matou pelo menos 225 pessoas e causou milhares de milhões de dólares em danos.
O furacão ‘Milton’ estava, às 12 horas desta quarta-feira, localizado a cerca de 485 km a sudoeste de Tampa, Flórida, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), com uma velocidade máxima de vento sustentada de 260 km/h – mantém-se um furacão de categoria 5.
O astronauta da NASA Matthew Dominick publicou na rede social ‘X’ um vídeo em time-lapse a bordo da nave espacial ‘Dragon Endeavour’ no qual é possível ver-se o enorme tamanho da tempestade.
Timelapse flying by Hurricane Milton about 2 hours ago.
1/6400 sec exposure, 14mm, ISO 500, 0.5 sec interval, 30fps pic.twitter.com/p5wBlC95mx
— Matthew Dominick (@dominickmatthew) October 8, 2024
Os investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) têm sobrevoado a tempestade para ajudar os meteorologistas a fazer previsões precisas sobre a sua trajetória e intensidade.
Bumpy ride into Hurricane #Milton on @NOAA WP-3D Orion #NOAA43 "Miss Piggy" to collect data to help improve the forecast and support hurricane research.
Visit https://t.co/3phpgKNx0q for the latest forecasts and advisories
Visit https://t.co/UoRa967zK0 for information that you… pic.twitter.com/ezmXu2Zqta— NOAA Aircraft Operations Center (@NOAA_HurrHunter) October 8, 2024
Yesterday, I was invited by NOAA to be an observer on a Hurricane Hunters mission into Hurricane Milton. During the 8 hour flight, we penetrated the eye 3 times. It was an extremely intense & educational experience.
This powerful storm deserves serious attention from everyone. pic.twitter.com/tyMEpWaWSz
— Maxwell Alejandro Frost (@MaxwellFrostFL) October 9, 2024
O furacão ‘Milton’ pode ser “a pior tempestade na Flórida num século”, alertou o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, à margem de uma reunião com os seus conselheiros na Casa Branca para fazer um balanço dos preparativos.
“Devem retirar-se agora, é uma questão de vida ou de morte”, realçou ainda o chefe de Estado norte-americano, num apelo aos residentes do terceiro estado mais populoso dos Estados Unidos.
O furacão, que se desloca de sudoeste para nordeste no golfo do México, deverá atingir a Flórida durante a noite de quarta para quinta-feira.
Antes disso, “ondas devastadoras” e uma “tempestade com risco de vida” são esperadas ao longo desta quarta-feira na costa norte da península de Yucatán, no México, alertou o NHC.
Furacão Milton regressa à categoria máxima ao aproximar-se da Florida