Furacão ‘Milton’ a caminho dos EUA: vídeo mostra dimensão monstruosa da tempestade

O furacão ‘Milton’ está a deixar os Estados Unidos em alerta, em particular na Flórida, onde os moradores ainda estão a recuperar do furacão ‘Helene’ – a tempestade mais mortal nos EUA desde ‘Katrina’ em 2005, que matou pelo menos 225 pessoas e causou milhares de milhões de dólares em danos.

O furacão ‘Milton’ estava, às 12 horas desta quarta-feira, localizado a cerca de 485 km a sudoeste de Tampa, Flórida, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), com uma velocidade máxima de vento sustentada de 260 km/h – mantém-se um furacão de categoria 5.

O astronauta da NASA Matthew Dominick publicou na rede social ‘X’ um vídeo em time-lapse a bordo da nave espacial ‘Dragon Endeavour’ no qual é possível ver-se o enorme tamanho da tempestade.

Os investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) têm sobrevoado a tempestade para ajudar os meteorologistas a fazer previsões precisas sobre a sua trajetória e intensidade.

O furacão ‘Milton’ pode ser “a pior tempestade na Flórida num século”, alertou o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, à margem de uma reunião com os seus conselheiros na Casa Branca para fazer um balanço dos preparativos.

“Devem retirar-se agora, é uma questão de vida ou de morte”, realçou ainda o chefe de Estado norte-americano, num apelo aos residentes do terceiro estado mais populoso dos Estados Unidos.

O furacão, que se desloca de sudoeste para nordeste no golfo do México, deverá atingir a Flórida durante a noite de quarta para quinta-feira.

Antes disso, “ondas devastadoras” e uma “tempestade com risco de vida” são esperadas ao longo desta quarta-feira na costa norte da península de Yucatán, no México, alertou o NHC.

Furacão Milton regressa à categoria máxima ao aproximar-se da Florida