Fronteiras na Europa mantêm-se abertas. Portugal suspende voos para Reino Unido
O primeiro-ministro anunciou hoje que, a partir de sábado, haverá uma interrupção total de voos entre Portugal e Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.
“O Governo decidiu interromper totalmente os voos de Portugal para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal a partir das 00:00 horas do próximo sábado”, afirmou.
A medida, segundo António Costa, tem por objetivo diminuir os “risco de contágio” com base na variante britânica.
Costa anunciou esta medida após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à covid-19.
O líder do executivo também anunciou que as fronteiras na União Europeia se vão manter abertas. A decisão foi tomada de forma coletiva e em conjunto por porte dos Estados-membros.
“Não fazia sentido impor essa medida, porque o grau de contaminação dos diversos países tem variado em termos de incidência”, explicou Costa, acrescentando que não foi encontrada relação entre os picos de contaminação e o encerramento de fronteiras, até na primeira vaga.
“Relativamente a países terceiros, a decisão foi de manter as medidas que existem de controlo da pandemia”, concluiu.
🔴 Em direto: Declaração do Primeiro-Ministro após reunião do Conselho Europeu https://t.co/Mqco8cBrCc
— República Portuguesa (@govpt) January 21, 2021