Fórum Económico Mundial arranca hoje em Davos: veja aqui os temas que vão dominar

Arranca esta segunda-feira – e até dia 24 – o Fórum Económico Mundial de Davos 2025, sob o tema “Colaboração para a Era Inteligente”: a 55.ª edição do evento junta líderes políticos, económicos e empresariais na localidade suíça nos Alpes, sendo esperados cerca de 60 chefes de Estado e de Governo e 900 líderes de grandes empresas.

O programa está orientado em torno de cinco prioridades temáticas distintas, mas altamente interligadas:

– Reconstruir a Confiança – Como é que as partes interessadas podem encontrar novas formas de colaborar em soluções, tanto a nível internacional como no seio das sociedades?
– Reavaliar o Crescimento – Como identificar as novas fontes de crescimento nesta nova economia global?
– Investir nas Pessoas – Como podem os setores público e privado investir no desenvolvimento do capital humano? E em bons empregos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e resiliente?
– Proteger o Planeta – Como é que se pode catalisar a ação nos domínios da energia, do clima e da natureza através de parcerias inovadoras, de um maior financiamento e da implantação de tecnologias de ponta?
– Indústrias na Era da Inteligências Artificial – Como podem os líderes empresariais encontrar um equilíbrio entre os objetivos a curto e a longo prazo na transformação das suas indústrias?

A edição deste ano do Fórum de Davos vai contar com a participação, por videoconferência, de Donald Trump, três dias após a sua tomada de posse como presidente dos Estados Unidoso.

Trump, que vai tomar posse numa cerimónia agendada para esta segunda-feira, em Washington, vai “juntar-se digitalmente” ao fórum na quinta-feira, anunciou o novo líder do Fórum Económico Mundial, o norueguês Borge Brende, durante a apresentação da 55.ª edição do evento,.

Recordando que Trump participou por duas vezes, fisicamente, no Fórum de Davos durante o seu primeiro mandato (2017-2021), Brende afirmou-se convicto de que a intervenção do novo presidente americano, na tarde do dia 23, “será um momento muito especial, também para se saber mais sobre as prioridades políticas da nova administração”.

Conflitos armados são a principal preocupação em 2025

Os conflitos armados a envolver Estados são o principal risco global de 2025, de acordo com relatório produzido pelo Fórum Económico Mundial a partir de entrevistas com 900 especialistas.

A possibilidade de guerras entre países fica à frente de fatores de risco como eventos climáticos extremos (14%), confrontos geoeconómicos (8%) e desinformação (7%), e se mantém como o terceiro principal foco de preocupação no curto prazo (dois anos).

De acordo com o relatório, a expansão das consequências de conflitos como o da Ucrânia e do Sudão pode estar influenciando essa perceção — além do aumento do receio com medidas unilaterais num cenário de fragmentação global, que aumenta o risco de erros de cálculo e reduz a força de mecanismos multilaterais.