Fortuna de Elon Musk volta a ultrapassar os 300 mil milhões de dólares após vitória de Trump

Elon Musk voltou a ultrapassar os 300 mil milhões de dólares em património líquido, uma marca que não atingia há quase três anos. Esta subida surge com a valorização das ações da Tesla, após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, expressar o seu apoio às empresas do multimilionário e sugerir potenciais benefícios para o setor dos veículos elétricos.

Desde a vitória de Trump, a Tesla valorizou-se 28%, acrescentando 50 mil milhões de dólares (46 mil milhões de euros) à fortuna de Musk, que agora se encontra nos 313,7 mil milhões (292,6 mil milhões de euros), segundo o Bloomberg Billionaires Index. Musk acumulou mais riqueza durante este período do que qualquer outro magnata monitorizado pelo índice, revela a ‘Bloomberg’.

Trump manifestou-se a favor de acelerar a transição para veículos elétricos, uma medida que favoreceria a Tesla, maior fabricante mundial deste tipo de automóveis. Além disso, o presidente eleito sugeriu a possibilidade de Musk integrar a administração como “czar da eficiência”. A SpaceX, também propriedade de Musk e avaliada em 82 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros), deverá igualmente beneficiar do novo contexto político, com Trump a elogiar o projeto de exploração espacial para Marte.

A última vez que o CEO da Tesla superou a marca dos 300 mil milhões de dólares foi em janeiro de 2022. A sua riqueza continua abaixo do recorde de 340,4 mil milhões de dólares (317,5 mil milhões de euros), registado em 2021.