Ford lança tecnologia para ajudar nos cruzamentos
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=qAKIt9eHMN0[/youtube]
Procurando solucionar um problema comum na condução quotidiana, a Ford está a desenvolver uma tecnologia que visa ajudar os condutores na abordagem aos cruzamentos com parca visibilidade.
Com recurso a uma inovadora câmara frontal de visão a 180°, montada na grelha, os condutores podem observar a 180° o espaço em redor da frente do veículo, reduzindo o stress e risco de acidentes. Esta tecnologia está já disponível em opção para os novos S-Max e Galaxy.
“Já todos experimentámos estas situações e não são apenas os cruzamentos sem visibilidade que podem ser enervantes, por vezes, uma árvore frondosa, ou arbustos podem ser o problema”, refere Ronny Hause, engenheiro do departamento de Sistemas Electrónicos de Assistência ao Condutor da Ford Europa, cuja equipa trabalhou no projecto em estreita colaboração com os seus homólogos norte-americanos.
“Para alguns, a simples saída das suas garagens é um desafio. Tal com as câmaras de visão traseira, a Câmara Frontal de Visão a 180º é uma daquelas tecnologias que as pessoas vão de imediato pensar como é que podiam viver sem elas antes”, acrescentou aquele engenheiro.
Esta tecnologia é activada com o premir de um botão, com uma câmara de 1 megapixel na grelha dianteira a permitir aos condutores ter uma visão em tempo real de 180 graus – para a esquerda e para a direita – no ecrã táctil a cores de 8 polegadas no interior do veículo.
Os condutores podem identificar os transeuntes que se aproximam de ambos os lados e que passam na frente do veículo. A câmara, apenas com 33 milímetros de largura, é mantida limpa por um jacto de lavagem retráctil especialmente projectado que opera automaticamente quando o limpa pára-brisas.
Testado em todas as condições
Os dados obtidos pelo projecto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança Rodoviária indicaram que aproximadamente 19 por cento dos condutores envolvidos em acidentes em cruzamentos tiveram obstruções à visibilidade. O Departamento de Transportes do Reino Unido afirmou que em 2013, 11% de todos os acidentes rodoviários tiveram origem em factores externos que afectaram a visão.
“Testámos a Câmara Frontal de Visão a 180º desde o nascer ao por do sol, em todos os tipos de estradas, ruas urbanas congestionadas e áreas com muitos ciclistas e peões”, disse Hause. “Abordar túneis, ruas estreitas e garagens em todas as condições de luz também significou que podíamos assegurar que a tecnologia funcionava bem mesmo quando a luz do sol incidia directamente na câmara”.
Alguns modelos da Ford, incluindo os novos S-MAX e Galaxy já oferecem a tecnologia de Câmara de Visão Traseira que ajuda os condutores a manobrar o veículo em marcha atrás, o sistema de Alerta de Trânsito Cruzado, que utiliza sensores traseiros para alertar os condutores que estejam a sair de marcha atrás de um lugar de estacionamento, de veículos que estão prestes a surgir atrás. Outras novas tecnologias de assistência ao condutor disponíveis para o novo S-MAX e Galaxy incluem o limitador de velocidade Inteligente (eu detecta sinais de trânsito e ajusta o acelerador para o limite legal), assistência de pré-colisão com detecção de peões e a tecnologia de máximos anti-encadeamento com faróis adaptativos LED, detectando veículos à frente, reduzindo o feixe na direcção dos condutores em sentido contrário.
Os novos S-MAX e Galaxy já se encontram disponíveis para encomenda. A Câmara Frontal de Visão a 180º irá estar igualmente disponível para o novo SUV Ford Edge que será lançado no mercado europeu no final deste ano.