Ford já testa automóveis autónomos

audi-rs-7-autonomous-car-concept_100486973_h
Como a maior parte dos fabricantes mundiais, a Ford também tem vindo a apostar no desenvolvimento de veículos autónomos. Neste momento, a marca americana já terminou a fase de pesquisa, o primeiro estágio do projecto e avança agora para a segunda de três fases, um programa de engenharia avançado, segundo a Automotive News.
Actualmente, a Ford está a testar e a ajustar os algoritmos e a trabalhar em sensores e tecnologia computada que possa ser produzida em massa. Numa terceira fase, o fabricante americano terá de tornar a tecnologia autónoma num programa de produção de veículo.
Apesar de ainda não ter sido dado um prazo de conclusão preciso, o projecto liderado por Randy Visintainer irá traduzir-se na criação de sistemas de assistência à condução, que estarão integrados num futuro veículo autónomo, que farão parte dos automóveis Ford nos próximos cinco anos.
“Já temos veículos Ford autónomos a ser testados, e já produzimos e vendemos veículos com tecnologia semi-autónoma”, afirma Raj Nair, vice-presidente da área de desenvolvimento de produto global, referindo-se ao sistema de detecção de peões.
No entanto, o objectivo da Ford não é ser o primeiro fabricante a comercializar automóveis autónoma mas sim a criar autónomos para o mercado de massas, acessíveis a todos os clientes, segundo o CEO, Mark Fields.