Ford Focus RS sobe a parada com 350 cv
A Ford revelou que o novo Focus RS terá um nível de potência ainda mais elevado do que aquele que se supunha inicialmente. Com efeito, o novo compacto de altas prestações da marca norte-americana terá 350 cv, valor extraído do bloco EcoBoost de 2.3 litros de quatro cilindros que se estreou no Mustang anteriormente.
O aumento de potência deveu-se à inclusão de um novo turbo com compressor de maiores dimensões para maximização do fluxo de ar, surgindo associado a um intercooler maior. De igual forma, o arrefecimento foi outra das áreas em que a Ford trabalhou, de modo a dissipar o calor de forma mais eficiente (destaque ainda para o radiador de maiores dimensões). Do sistema de escape, destaque para uma válvula electrónica colocada no tubo de escape que ajuda a optimizar a pressão no sistema de escape e influencia também a sonoridade resultante dos escapes.
Quando ao binário, este motor oferece 440 Nm constantes entre as 2000 e as 4500 rpm, embora esse valor seja elevado para os 470 Nm durante 15 segundos em modo ‘overboost’.
O novo Focus RS será revelado ao público europeu no Festival de Goodwood, com Ken Block a assumir a responsabilidade de pilotar o novo modelo da marca na famosa rampa que compõe aquele festival e que anualmente junta automóveis dos mais variados quadrantes.
O Ford Focus RS estreia o sistema de tracção integral com Vectorização de Binário associado, numa tecnologia que ajuda as suas capacidades dinâmicas, sobretudo de passagem em curva. Além disso, recebe pela primeira vez, uma série de modos de condução distintos, incluindo um modo dedicado para ‘Drift’ e Controlo de Partida.
“Prometemos aos entusiastas uma máquina de condução e com 350 cv sob o capot é exactamente isso que vamos entregar. O ritmo incrível e tecnologia inovadora do novo Focus RS colocam-no no mesmo patamar de performance que modelos de marcas de luxo ou exóticas e estamos prontos para o desafio”, referiu Dave Pericak, director global da Ford Performance.
O Focus RS é apenas um de 12 novos modelos de elevadas prestações que a Ford vai revelar até ao ano de 2020, como parte de uma nova estratégia global para a Ford Performance, e estará disponível a partir de 2016.