Ford e Jaguar Land Rover criam projecto de automóveis autónomos
A Ford e a Jaguar Land Rover aliaram-se ao governo britânico para testar automóveis autónomos numa medida para providenciar uma mais-valia para o sistema de transportes públicos.
O Consórcio Autodrive do Reino Unido vai colocar 40 exemplares destes veículos nas ruas de Milton Keynes, a cerca de cem quilómetros de Londres, durante seis meses, a partir de 2017, segundo a Automotive News Europe.
A Ford será responsável por criar o automóvel com capacidade de estabelecer comunicação com outros veículos, neste projecto financiado parcialmente pelo governo britânico em 10 milhões de libras, num investimento total de 120 milhões de libras que tem por objectivo ser pioneiro na indústria dos autónomos de forma a reduzir os acidentes e melhorar a qualidade do ar. Outra parte daquela verba será disponibilizada por empresas privadas num montante de 10 milhões de euros.
Actualmente, estão a ser testados três veículos nas ruas londrinas, equipados com radares, lasers e câmaras que detectam peões e objectos.