Financiamento do sector imobiliário comercial recupera em Portugal

As entidades responsáveis pelo financiamento do sector imobiliário comercial em Portugal começam a mostrar nova vontade e interesse no mercado. Segundo o estudo “Iberian Lenders Survey in Commercial Real Estate” da JLL, a banca nacional e internacional, as seguradoras e os fundos de dívida «estão dispostos a voltar a injectar capital nas mais diversas operações, embora se mantenham cautelosos». O cenário português contrasta com o espanhol, revela o mesmo estudo, já que no mercado vizinho «o financiamento ao imobiliário comercial já está em plena recuperação».

Em Portugal, o nível médio de LTV (loan-to-value) e de LTC (loan-to-cost) está entre os 50 e os 60%, o que significa que os financiadores estão dispostos a financiar um montante não superior a 60% do valor da garantia prestada para a operação. Em Espanha, o mesmo rácio está na ordem dos 70-80%. O spread também apresenta níveis mais elevados no mercado português, com cerca de 100 a 150 pontos base mais do que em Espanha.

As diferenças continuam na dimensão das operações, já que Portugal tem preferência por negócios mais pequenos, entre os 10 e os 50 milhões de euros, e Espanha apresenta apetite por negócios acima dos 50 milhões de euros, como refere o estudo da JLL.

Para o futuro, a tendência passa pelo crescimento dos níveis de financiamento a investimento e promoção de imobiliário comercial na Península Ibérica. Para isso contribuem «as melhorias do mercado imobiliário e a possibilidade da entrada de novas entidades financiadoras, incluindo banca internacional e financiadores alternativos».