Fim de semana de passeio: saiba como vai estar o estado do tempo nas principais cidades portuguesas
Como será o último fim de semana antes do Natal? Apesar de se prever a tão tradicional ‘corrida’ aos centros comerciais para tratar das prendas de Natal, o estado do tempo é ‘convidativo’ para programas ao ar livre… desde que devidamente agasalhado.
Depois de dois dias marcados pela chuva, sobretudo a norte do rio Tejo, o fim de semana vai chegar soalheiro e ameno: este sábado, devido à influência de um forte anticiclone, o céu vai estar, de forma geral, limpo, com vento entre moderado e forte nas terras altas. No entanto, preste atenção: se a chuva faz uma saída de cena, o frio prepara-se para se instalar: de acordo com os especialistas da plataforma ‘tempo.pt’, espere uma descida das temperaturas, em particular as mínimas no interior do país.
Já para domingo, indicaram os meteorologistas, repete-se a ‘receita’, com um bónus: as temperaturas, tanto máxima como mínima, vão registar uma ligeira subida.
De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para este sábado conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no extremo norte” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e junto aos cabos da faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro”. Alerta, no entanto, para a “formação de geada no interior, em especial das regiões Norte e Centro” e “neblina ou nevoeiro matinal nos vales do interior da região Norte”.
Já no domingo, indicou o IPMA, a previsão é a seguinte: “Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Norte” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/nordeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo Raso, a partir da tarde, e nas terras altas”. No entanto, é expectável a “formação de geada no interior, em especial das regiões Norte e Centro” e “neblina ou nevoeiro matinal nos vales do interior da região Norte”. Por último, “uma pequena subida da temperatura máxima”.
Assim, como estarão os termómetros nas principais cidades portuguesas?
Lisboa – entre 6 e 16 graus
Porto – entre 5 e 16 graus
Viana do Castelo – entre 4 e 15 graus
Braga – entre 3 e 17 graus
Bragança – entre -1 e 12 graus
Vila Real – entre -1 e 13 graus
Aveiro – entre 7 e 16 graus
Viseu – entre 0 e 14 graus
Coimbra – entre 4 e 14 graus
Guarda – entre -3 e 8 graus
Castelo Branco – entre 6 e 15 graus
Leiria – entre 3 e 16 graus
Portalegre – entre 3 e 13 graus
Santarém – entre 3 e 16 graus
Setúbal – entre 4 e 16 graus
Évora – entre 3 e 15 graus
Beja – entre 4 e 16 graus
Faro – entre 7 e 19 graus
Ponta Delgada – entre 14 e 18 graus
Funchal – entre 15 e 21 graus.