Fim de semana com chuva e frio. Termómetros podem descer a valores negativos em algumas regiões
Este fim de semana prevê-se chuva em todo o país, acompanhada de uma descida dos valores da temperatura, sobretudo da mínima, havendo algumas regiões com termómetros negativos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ricardo Tavares, meteorologista do IPMA, explica à Executive Digest que «os próximos dias vão ser marcados por precipitação, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão mais persistentes e intensos nas regiões Norte e Centro».
Durante a tarde de sábado até ao início da manhã de domingo, «a precipitação vai diminuindo de intensidade e frequência», sublinha o especialista, ressalvando que nesse período poderá já não haver chuva, ou ser muito fraca, mas depois, a meio da manhã de domingo, «já temos precipitação novamente no Norte e Centro e a estender-se a partir da tarde à região Sul».
Ricardo Tavares revela ainda que, nos próximos dias, a neve será também um fator importante. «Hoje já foi emitido um aviso para a Serra da Estrela, que durante esta noite será estendido à serras da região Norte e depois, ao longo dos próximos dias, a precipitação que ocorrer vai ser sempre neve nas terras altas do Norte e Centro».
Quanto às temperaturas, estas «têm tendência a diminuir até domingo. No fim de semana os valores podem ser inferiores a zero graus no interior Norte e Centro e nas restantes regiões entre os 7 e os 10 graus.
A chuva prolonga-se também para o início da próxima semana, ainda de forma mais intensa, onde a precipitação «poderá ser pontualmente forte, persistente, mais frequente nas regiões Norte e Centro e vamos ter também uma intensificação do vento, a soprar por vezes forte no litoral e terras altas», com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora.
«Praticamente durante toda a próxima semana as probabilidades de ocorrência de precipitação vão ser sempre elevadas, mais elevadas no Norte e Centro do que no sul, mas sempre elevadas», sublinha.
Na segunda-feira, «os valores da temperatura mínima devem subir, as máximas não vão variar muito», estabilizando ao longo da semana, explica o responsável. Nesse dia, sobem então as mínimas, já não se prevê temperaturas negativas nas regiões do interior Norte e Centro, apenas nos pontos mais altos da Serra da Estrela, mantendo-se estável no decorrer dos dias seguintes.