Fidelidade Savings: É simples poupar e investir

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

Quase dois anos após o início de uma conjuntura marcada pela pandemia Covid-19, parece pertinente uma reflexão sobre as principais mudanças que talvez tenham vindo para ficar após esta atípica época, antecipando já qual poderá e deverá ser o papel das seguradoras no contexto futuro, considerando o papel estratégico que têm na sociedade e o seu dever para com a sustentabilidade do todo.

Reforçar a poupança de segurança está no topo das prioridades dos portugueses. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no final de 2020, Portugal apresentava uma taxa de poupança de 12,8% face aos 7,1% de 2019. Da mesma forma, segundo o European Consumer Payment Report  de 2020, mais de seis em cada dez (66%) consumidores portugueses afirmam que melhorar a sua segurança financeira se tornou uma das suas principais prioridades desde o início da crise da Covid-19.

O desenvolvimento de produtos simples e intuitivos para facilitar o acesso à poupança está, assim, no topo das prioridades da Fidelidade, enquanto pilar estratégico de uma maior sustentabilidade financeira futura dos portugueses.

É verdade que, com a rentabilidade de instrumentos financeiros tradicionais próxima de 0%, as poupanças dos portugueses continuam muito assentes em depósitos a prazo ou mesmo à ordem, mas o bom desempenho de produtos associados a fundos que oferecem aos clientes um maior potencial de rentabilidade está a abrir várias oportunidades.

Sabemos a priori que temos de despertar o interesse e consciencializar as pessoas para a importância de poupar e investir, com soluções atrativas e simples de utilizar. Pensar o futuro tem de ser um tema presente, quer tenhamos 30, 50, 70. Fá-lo-emos naturalmente de forma distinta, com vários níveis de preocupação, interesse ou consciencialização, mas é imperativo começar a incutir na população (quanto mais cedo melhor) esta necessidade e, para isso, é essencial que saibamos fazê-lo, adaptando o modo como chegamos aos diferentes segmentos e faixas etárias, quer a nível de literacia ou informação que disponibilizamos, quer certamente a nível das soluções que desenvolvemos de poupança e investimento.

Não se trata apenas de apresentar os tradicionais complementos de reforma que durante anos constituíram um bom reforço deste rendimento que a maioria tinha como certo. Hoje temos mesmo de evoluir e conseguir pensar além disto. Criar hábitos de poupança e aprender a gerir o nosso dinheiro de forma eficaz deve ser uma preocupação de todos desde cedo. Quer seja para estabelecer objetivos simples e a curto prazo, como ir de férias, quer seja para pensar que o futuro nos exige uma atuação mais proativa no que respeita à gestão dos nossos recursos financeiros.

Com o índice de longevidade a alcançar recordes nos últimos anos numa sociedade ocidental que não está preparada, a nível de gestão de política social, para dar resposta a este exponencial aumento e a uma população que será muito mais exigente, não apenas nos recursos sociais que poderá consumir após o final da vida ativa profissional, mas também em termos de exigências de saúde e cuidados, cumpre a todos, mas muito a nós, seguradoras, enquanto pilares de uma sociedade sustentável, criar mecanismos para, por um lado, informar e até “educar”, mas também desenvolver soluções simples que apresentem respostas para quem quer simplesmente poupar, sem correr riscos, ou investir para rentabilizar o seu dinheiro.

E tenhamos presente que a aversão ao risco, para a maioria, é um tema central. Temos, por isso, de ser capazes de aproveitar as oportunidades existentes para conseguir rentabilizar os recursos dos nossos clientes, mas com garantias.

O Fidelidade Savings é um bom exemplo de como podemos alcançar estes objetivos e apresentar aos clientes uma forma simples de poupar e/ou investir. Trata-se de um seguro de vida individual, que integra soluções de poupança e investimento, que permitem definir objetivos de poupança e ou realizar investimentos. Se o cliente pretender pode definir um objetivo de poupança e, simultaneamente, alocar dinheiro para a componente de investimento. É, assim, um produto com grande flexibilidade para responder às expetativas de vários clientes e que permite uma gestão 100% autónoma e digital, através da App MySavings.

É simples poupar e investir

O cliente começa por escolher se o que pretende é poupar ou investir. Se o que pretende é poupar, deve definir o seu objetivo de poupança, podendo optar por um já definido, como férias, aquisição de um carro, suportar os estudos dos filhos. Ou pode criar o seu objetivo personalizado.

Depois terá de indicar quanto quer poupar, a periodicidade das suas entregas e o prazo da sua poupança. Qualquer que seja o objetivo, o mesmo é sempre personalizável pelo cliente.

De acordo com toda a informação colocada pelo cliente, a app informa qual o prazo estimado para atingir o objetivo.

A seguir, o cliente escolhe a opção mais adequada ao que pretende:

  • Opção Seguro – Garante 100% do capital investido;
  • Opção Proteção Ações – Com 90% capital garantido e rendimentos mais conservadores;
  • Opção Dinâmico Ações – Sem capital nem rendimento garantidos, mas com oportunidade de obter rendimentos potencialmente superiores.

O Fidelidade Savings disponibiliza assim uma opção absolutamente segura que garante 100% do capital investido, mas coloca também ao dispor uma opção para quem quer investir e obter maior rentabilidade, mas sem correr riscos. É esta capacidade de dar resposta a vários perfis que tem de estar presente e neste aspeto o Fidelidade Savings é inovador.

Para ajudar o cliente a conhecer e definir o seu perfil de risco, a App MySavings apresenta um breve questionário que indicará o perfil de investidor de cada cliente, ou seja, se é mais ou menos propenso ao risco. Depois, de acordo com esse perfil e uma vez analisadas as opções, o cliente pode escolher a melhor para si.

Uma vez finalizado este processo, pode acompanhar a poupança em tempo real, fazer entregas e resgates, alterar o dia de débito e suspender ou reativar entregas quando quiser ou criar outros objetivos.

Se o que pretende é realizar investimentos para potenciar a rendibilidade do seu dinheiro, o Fidelidade Savings também tem solução.  O cliente começa por definir o valor que pretende investir e de seguida pode também definir entregas mensais, caso pretenda.

No caso dos investimentos, estão disponíveis duas opções, cada uma com um prazo pré-definido:

  • Opção Proteção Ações – Com 90% capital garantido e com rendimentos mais conservadores; 5 anos e 1 dia.

Como se percebe, até na componente de investimento, o Fidelidade Savings tem em consideração o perfil dos clientes que de facto querem rentabilizar o seu dinheiro, mas sem correrem riscos.

  • Opção Dinâmico Ações – Sem capital nem rendimento garantidos, mas com possibilidade rendimentos potencialmente superiores; 8 anos e 1 dia.

Finalizado o processo, o cliente vai poder movimentar o seu investimento como e quando quiser, sem penalizações. Tal como acontece no caso de objetivos de poupança.

O Fidelidade Savings, através da App MySavings, permite aos clientes uma gestão totalmente autónoma da sua poupança e investimento, de forma totalmente digital. Mas é claro que temos sempre à disposição dos clientes o aconselhamento da rede comercial da Fidelidade que está apta a ajudar os clientes na utilização desta aplicação, caso seja necessário.

Quer saber mais sobre o Fidelidade Savings e a App MySavings? Saiba mais aqui.

Por Sérgio Carvalho, diretor de Marketing e Clientes da Fidelidade