Ferrari deixa cair sistema de navegação próprio devido a um facto curioso
Se pretender comprar um modelo da Ferrari num futuro próximo, vai ter de trazer o seu próprio sistema de navegação por satélite: a marca italiana reconheceu que há um sistema de navegação melhor em qualquer smartphone, pelo que vai remover totalmente este recurso dos seus modelos, incluindo nos novos Purosangue e 12Cilindri.
De acordo com a publicação especializada ‘Drive’, Emanuele Carando, chefe de marketing de produto da Ferrari, destacou que o emparelhamento (ou espelhamento…) de telefone é “a possibilidade mais fácil de usar” e a mais atualizada, tornando o sistema dedicado redundante e obsoleto.
A marca do ‘cavallino rampante’ sabe que os seus clientes não usam os seus carros diariamente, pelo que pensou que não iria sobrecarregá-los fazendo com que aprendessem um sistema de navegação automóvel específico que provavelmente raramente usarão.
A maioria das pessoas em todo o mundo tem hoje um smartphone, não apenas os proprietários de Ferrari, que são “as coisas mais úteis que podem usar em qualquer carro”, destaca Carando.
Recorde-se que General Motors já anunciou que abandonaria o suporte para Apple CarPlay e Android Auto em favor do seu software interno. A Ferrari parece estar a adotar a abordagem oposta em pelo menos um aspeto.
Já se passou cerca de uma década desde o lançamento do Apple CarPlay e do Android Auto, e ambos se consolidaram como recursos obrigatórios em quase todos os carros novos atualmente.