Fenprof protesta esta terca-feira contra regime de vagas que impedem progressão na carreira

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) concentra-se esta terça-feira pelas 11 horas em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, para entregar um abaixo-assinado contra o regime de vagas que impedem os docentes de progredir na carreira.

“Cerca de 15 mil docentes subscreveram, em apenas uma semana, um abaixo-assinado que reclama o fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e que a mesma deverá depender de requisitos iguais aos previstos para os demais escalões (tempo de serviço; avaliação, no mínimo, de Bom; formação contínua)”, indicou a Fenprof num comunicado divulgado ontem.

Neste sentido, a maior federação sindical docente do país desloca-se hoje ao Ministério da Educação para entregar esse abaixo-assinado, bem como uma proposta negocial fundamentada que, “nos termos do disposto na lei que regula a negociação coletiva na Administração Pública, dá início ao adequado processo negocial”.

Juntamente com os membros do Secretariado Nacional da Fenprof estarão também presentes alguns dos professores que continuam retidos nos 4º e 6º escalões e que participarão no protesto marcado para as 11 horas, em frente às instalações do Ministério da Educação.