Faz hoje seis meses que Portugal registou zero mortes por Covid-19. Lacerda Sales recorda momento emocionante
Há precisamente seis meses, no dia 3 de agosto de 2020, Portugal registava zero mortes por Covid-19 no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), um momento que o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, recorda com emoção.
Em declarações à ‘TSF’ o responsável recordou esse dia. «É preciso recordar que os momentos anteriores eram maus, já tínhamos um número significativo de óbitos,» sendo que «cada um representa muito para nós e para cada família que perde um ente querido», explicou. «Nesse dia receemos o boletim e verifiquei que estávamos perante um cenário menos mau, de zero óbitos».
«Senti que era um momento menos mau e que o devíamos, de alguma forma, viver com a intensidade própria de um momento menos mau, depois de muitos momentos maus e foi um pouco isso que aconteceu», revelou.
Depois de dias com tantos casos e óbitos, na altura em que anunciou as zero mortes, numa das habituais conferências de imprensa, o responsável não conteve a emoção, com a voz visivelmente embargada. «Correu-me menos bem. Também sou humano. Expressei-me da forma como me expressei, mas, infelizmente, hoje estou triste de não poder voltar a sentir a mesma sensação», refere citado pela ‘TSF’.
«Hoje estamos garantidamente muito pior e portanto a minha tristeza também é muito maior», revela à estação de rádio.
Questionado sobre quando Portugal poderá voltar a registar este marco tão positivo, as dúvidas persistem, perante a incerteza deste vírus. «Quando espero? Não consigo dizer. Quando desejo? Era amanhã, se fosse possível», adiantou.