Falta “coragem, arrojo e ambição, ou só vontade” para garantir crescimento da economia portuguesa?: CEO do Grupo Multipublicações dá mote na abertura da XXV Conferência Executive Digest

Ricardo Florêncio, CEO do grupo Multipublicações, foi a quem coube honras de abertura da XXV Conferência Executive Digest, esta quarta-feira, na Culturgest, em Lisboa, com o anfitrião a referir os vários fatores que poderão indicar que Portugal está num bom caminho rumo ao horizonte da prosperidade económica.

“Os temas que aqui vamos apresentar representam os desafios. Foi-nos ensinado que a Matemática é uma ciência exata, mas os números podem ter sempre várias leituras. Cinquenta é metade de 100 mas, visto de outras perspetivas, é também o dobro de 25. Temos registado algum crescimento económico, mas temos caído a pique nos rankings, no que respeita ao nível de vida, PIB per capita,…”, referiu o CEO do grupo Multipublicações.

Na abertura do evento, Ricardo Florêncio questionou se “estamos a caminhar na direção certa”, perante o facto de termos sido “ultrapassados por países que não achávamos possível”.

O responsável apontou a necessidade de, perante o problema, “analisar os resultados e tirar conclusões: “O caminho faz-se para a frente!””, assinalou.

Assim, segundo explicou à audiência, “em tempos de plena discussão do Orçamento do Estado para 2024, é altura de discutir as linhas do grande plano para o próximo ano”.

“O que temos de fazer? Temos de definir claramente uma estratégia, e depois passar à sua aplicação efetiva. Quais as áreas e temas a abordar? Temos de, sem medos, alterar o que tem de ser alterado, corrigir o rumo”, destacou Ricardo Florêncio.

O diretor-executivo do grupo de media continuou: “O que nos falta? Coragem, arrojo, ambição? Ou é só, e apenas, falta de vontade?, questionou, sobres as necessidades para um caminho que leve a “um País que cresça mais, mais produtivo, com maior índice de riqueza, porque só assim se consegue um futuro melhor”.

Nesse sentido, Ricardo Florêncio sublinhou a importância de ouvir os CEOs e especialistas que aceitaram o convite para participar na conferência, “para assim encontrarmos possíveis soluções que orientem na missão de encontrar um caminho” para o crescimento económico sustentável.

A XXV Conferência Executive Digest junta no palco da Culturgest, em Lisboa, Presidentes, CEOs e gestores de topo do tecido empresarial nacional para debater o tema “Portugal | Onde Estamos? Para onde queremos ir? Um rumo, um desígnio”.
O evento conta com o apoio da Altice, Caixa Geral de Depósitos, Delta Q, EDP, Fidelidade, MC/Sonae, Randstad, Recordati (Jaba), Unilever, e ainda com a parceria com a Neurónio Criativo e o Sapo, bem como da Sociedade Ponto Verde como “Parceiro de Sustentabilidade”.