Facebook, X e YouTube comprometem-se a fazer mais para combater o discurso de ódio, saúda a Comissão Europeia
Meta, Twitter, Google, YouTube e outras grandes empresas de tecnologia comprometeram-se a adotar medidas mais rigorosas no combate ao discurso de ódio online, conforme um novo código de conduta atualizado, que agora será integrado às regras de tecnologia da União Europeia.
O código de conduta revisto, criado originalmente em maio de 2016, inclui novas obrigações para empresas como Dailymotion, Instagram, LinkedIn, Microsoft, Snapchat, TikTok, Twitch e outras plataformas digitais de grande impacto.
Henna Virkkunen, , reforçou a importância da iniciativa, afirmando: “Na Europa não há lugar para ódio ilegal, seja offline ou online. Saúdo o comprometimento das partes interessadas com um Código de conduta fortalecido sob o Digital Services Act (DSA)”.
“Na Europa não há lugar para ódio ilegal, seja offline ou online. Saúdo o compromisso das partes interessadas com um Código de conduta reforçado sob o Digital Services Act. A cooperação entre todas as partes envolvidas é o caminho a seguir para garantir um espaço digital seguro para todos”, afirma Henna Virkkunen, comissária de tecnologia da EU.
O Digital Services Act exige que as empresas de tecnologia adotem medidas mais eficazes para combater conteúdos ilegais e prejudiciais em suas plataformas. A conformidade com o código de conduta atualizado pode influenciar diretamente a aplicação da lei pelos reguladores da UE.
Entre as novas medidas, as empresas de tecnologia concordaram em permitir que entidades públicas ou sem fins lucrativos, com experiência na monitorização de discurso de ódio, possam avaliar como as plataformas estão a lidar com as notificações desse tipo de conteúdo. As plataformas terão de rever pelo menos dois terços dessas notificações em até 24 horas. Além disso, será introduzido o uso de ferramentas de deteção automática para combater o discurso de ódio, e as empresas fornecerão dados sobre o alcance orgânico e algorítmico de conteúdos ilegais antes de sua remoção.