Fabricantes, reguladores e ambientalistas discutem emissões de CO2
Os fabricantes automóveis irão juntar-se com os reguladores oficiais da União Europeia e com grupos ambientalistas para discutirem quais os objectivos para 2030 em termos de emissões de CO2 nos futuros veículos vendidos na Europa.
Espera-se um debate complicado entre todas as entidades, uma vez que, após a queda de 34% nas emissões durante os últimos 20 anos, os fabricantes acreditam que já não há grande inovação a fazer. Contudo, funcionários da Comissão Europeia e activistas ambientais deverão discordar desta ideia e tentarão certamente inovar em matéria de novas tecnologias “verdes”.
A 18 de Junho, a CE irá apresentar diversos estudos de avaliação em diferentes áreas que incluem a necessidade de cortes nas emissões de CO2 e alternativas que ajudarão a atingir a sua meta mesmo que isso ponha em causa a competitividade das marcas.
Em números, a União Europeia pretende que os fabricantes tenham em 2021 automóveis que emitam apenas 95 g/km de CO2 baixando de uma média de 123,4 g/km actualmente. No entanto, também é certo que o Parlamento Europeu votou um valor ainda mais baixo situando o objectivo até 2025 de 68 a 78 g/km.
A ACEA, Associação dos Fabricantes Automóveis Europeus, explicou contudo que para se alcançar tal objectivo é preciso que haja um investimento muito maior por parte das marcas em tecnologias de topo. Ainda assim, tal esforço poderá não ser sustentável, argumentando que os fabricantes demoraram 20 anos a fazer o que lhes foi pedido em dez, pelo que a repetição desse esforço não é exequível.