Fábrica de Lousado ajuda Continental a ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

A Continental foi destacada pela revista norte-americana Time e pela plataforma global de gestão de dados Statista como uma das 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2024. Este reconhecimento resulta de uma avaliação rigorosa que considerou 5.000 empresas.

Esta avaliação utilizou uma metodologia especial que analisa a estratégia e os relatórios de sustentabilidade, além de mais de 20 indicadores-chave, como a intensidade das emissões, o consumo de energia e a quota de energias renováveis.

Com uma pontuação de 61,39 em 100, a Continental alcançou o 265º lugar na classificação geral e posicionou-se entre as 10 melhores empresas da indústria automóvel. No total, apenas três fabricantes de pneus figuram entre as 500 empresas mais sustentáveis, com a Continental a ocupar o segundo lugar.

“Estamos muito orgulhosos pelo facto dos nossos extensos esforços de sustentabilidade terem sido reconhecidos em rankings independentes”, afirma Jorge Almeida, Diretor de Sustentabilidade da Continental Tires, acrescentando, “estamos empenhados em implementar soluções sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor, mantendo os mais elevados padrões de qualidade e desempenho.”

A Continental Tires destaca-se pela utilização de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis em todas as fases da cadeia de valor, desde a aquisição de matérias-primas até à reciclagem de pneus. Todas as unidades de produção da Continental estão a desenvolver soluções individuais com o objetivo de alcançar uma produção neutra em carbono até 2040.

Neste ano, a fábrica de pneus em Lousado deu um passo significativo ao produzir pneus de forma neutra em carbono, utilizando vapor gerado por uma caldeira elétrica alimentada por energia solar e renovável. Além disso, a empresa implementou 160 projetos de poupança de energia, resultando numa redução do consumo anual de energia em cerca de 150 gigawatts/hora em 2023, equivalente ao consumo de energia de aproximadamente 12.500 casas unifamiliares, e reduziu as emissões de CO2 em 31.000 toneladas no mesmo ano.

A Continental visa utilizar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados nos seus pneus até 2030 e ser totalmente neutra em carbono até 2050. O objetivo é que, até 2050, todos os pneus da Continental sejam fabricados exclusivamente a partir de materiais sustentáveis.

 

Ler Mais